MBT conquista o mundo


Nova colecção apresentada
por famosos em descida radical  no El Corte Inglés

Benefícios para a saúde do calçado MBT conquistam cada vez mais adeptos em todo o mundo. Em Portugal, a escritora Maria João Lopo de Carvalho associa-se ao movimento que promove caminhadas nas cidades: o URBAN WALK LOVERS

Nove em cada dez pessoas sofrem ou irão sofrer de dores lombares em algum momento da sua vida. A inactividade de determinados músculos e a sobrecarga das articulações, resultantes de um ritmo urbano em nada amigo da nossa estrutura musculo-esquelética, podem causar problemas cervicais e de coluna. A sola patenteada do calçado MBT é a resposta ideal para quem gosta de caminhar na cidade e, ao mesmo tempo, de preservar a saúde, já que fortalece os músculos, melhora a postura e até ajuda a gastar mais calorias.

Milhões de pessoas em todo o mundo renderam-se às qualidades deste produto e muitas são as celebridades que já o experimentaram, tais como Robert de Niro, Salma Hayek, Paris Hilton e a rainha Sofia, de Espanha. Em Portugal desde 2008, a marca tem chamado também a atenção dos famosos e muitos já experimentaram o conforto único de uns MBT: o actor Ricardo Carriço, a escritora Maria Filomena Mónica, o casal Luís Represas e Margarida Pinto Correia e as apresentadoras Rita Ferro Rodrigues e Iva Domingues.

Com o lançamento da nova colecção Primavera/Verão 2011, a MBT lança um desafio aos portugueses e cria o movimento Urban Walk Lovers, que irá promover passeios pedestres nas principais cidades, como Lisboa, Porto, Braga e Aveiro. A madrinha desta causa é a escritora Maria João Lopo de Carvalho.


Para assinalar o arranque desta iniciativa - e porque Lisboa é a cidade das sete colinas - a MBT, em colaboração com o El Corte Inglés, criou uma “oitava” colina: a parede exterior do centro comercial da capital. De uma altura de cerca de 25 metros, acrobatas/bailarinos e algumas figuras conhecidas corajosas, como a apresentadora Serenella Andrade, os manequins Rubim e Valter Carvalho, Wanda Stuart, Catarina Morazzo, Ricardo Guedes, Débora Montenegro, José Moutinho e Quimbé vão mostrar os novos modelos da marca, enquanto descem até ao solo.

A nova colecção para homem e mulher apresenta-se com linhas elegantes e refinadas, num design minimalista e intemporal, assinado pelo italiano Alberto del Biondi. Na opinião deste famoso designer, o projecto combina tecnologia, bem-estar e moda, ou seja, trata-se de um “acessório inovador e contemporâneo”.



A história dos MBT        

A criação da sola curvada MBT é inspirada na tribo atlética dos Masai, que, apesar de andarem descalços, não sofrem de dores nas costas. Nos anos 90, Karl Müller, um engenheiro biomecânico suíço, apercebeu-se que, ao caminharem sobre superfícies naturais, irregulares e flexíveis, os Masai activavam a musculatura dos pés, pernas e costas.

O investigador criou, então, uma sola que simulasse o caminhar descalço. Nascia o calçado Masai Barefoot Technology (MBT), desenhado de acordo com o princípio da instabilidade natural, simulando um terreno irregular, ao qual o nosso corpo responde com movimentos de compensação. Os resultados de diversos estudos sobre esta tecnologia demonstram que a utilização deste calçado pode ajudar a proteger as articulações, a melhorar a postura, para além de activar os músculos e de queimar mais calorias. A sola curvada dos MBT proporciona uma agradável sensação ao andar sobre superfícies duras e planas.

O calçado, considerado produto médico de classe 1, no Espaço Económico Europeu e na Suíça, está actualmente à venda em mais de 55 países. Desde 2008, na Península Ibérica, venderam-se mais de 230 mil pares. Em Portugal, abriram oito lojas de venda exclusiva, estando os MBT disponíveis também no El Corte Inglés de Lisboa e de Gaia.