Goji contra obesidade

Lycium barbarum

Conhecido pelas propriedades de anti-envelhecimento, é considerado uma das frutas mais ricas em nutrientes.

Originário do Noroeste da China e do Tibete e usado pelos chineses há milhares de anos, faz parte dos cerca de 8000 ervas e alimentos constituintes da Medicina Tradicional Chinesa. O Goji é um fruto constituído por pequenas bagas vermelhas, que são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC e consumidas nas formas seca e crua. As bagas de Goji pode ser adquiridas em supermercados e ervanárias. São encontradas em pacotes e a sua utilização mais habitual é através de preparados de pequeno-almoço com outras frutas secas ou frescas.


Propriedades
Excelente fonte de proteína completa, contem 18 aminoácidos diferentes, entre os quais oito essenciais ao nosso organismo, 21 minerais, onde se destacam o zinco, cobre, ferro, cálcio, fósforo e selénio. Tem vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E, e também polissacarídeos, que contribuem para a fortificação do sistema imunitário e anti-envelhecimento.
Com propriedades antioxidantes e anti-cancerígenas, fortalece o organismo contra as doenças cardiovasculares e inflamatórias, problemas na visão, doenças do sistema neurológico e imunitário. Aumenta ainda os níveis de energia do corpo, auxilia no processo digestivo e na perda de peso. Apresenta aminoácidos que estimulam o funcionamento das células brancas até 300%, evitando o desenvolvimento de constipações, gripes ou resfriados.
São indicados em tratamentos de algumas doenças, como o cancro, tuberculose, problemas cardíacos, deficiências imunes, hipertensão, colesterol, depressão, insónia e ansiedade. Ajuda também a aliviar as dores provocadas pela menstruação e na regulação dos níveis de insulina dos diabéticos.
Como saborosos e ricos em nutrientes são aconselhados na preparação de refeições, como saladas de fruta, batidos e com cereais de pequeno-almoço. Podem ser misturados com outras frutas secas ou frescas e em chás.


Benefícios
- Protege o desenvolvimento de vários tipos de cancros;
- Atrasa o envelhecimento do corpo e aumenta a longevidade;
- Promove a energia e o bem-estar;
- Diminui a ansiedade e o stress;
- Alivia a dor de cabeça e as tonturas;
- Melhora a memória;
- Combate inflamações e a artrite;
- Auxilia na perda de peso;
- Reduz os níveis de glicose no sangue;
- Fortalece as funções do fígado e rins;
- Aumenta a libido e o desempenho sexual.


Goji na Saúde Feminina
Indicado pela Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa, Silvana Correia, o Goji é um fruto benéfico para dois dos grandes problemas que preocupam as mulheres, um é a obesidade e o outro a menopausa. Estudos feitos de combate à obesidade realizados na Ásia, revelam que através da administração de Gogi, de manhã e à tarde, a maior parte dos pacientes perdeu peso de forma significativa. Noutro estudo, demonstrou-se que os polissacarideos do Gogi, reduzem a massa corporal.
A menopausa ocorre entre os 48 e os 55 anos e é uma fase caracterizada por uma diminuição de estrogénios e progesterona. A especialista revela "Optando por um tratamento à base de produtos naturais, para além de estar a equilibrar o seu organismo em termos de deficiências inerentes à menopausa, a mulher beneficia de todo os outros nutrientes necessários ao organismo para alcançar o bem-estar em qualquer período da vida."
Para além dos nutrientes Silvana Correia acrescenta ainda: "nutre o sangue, tornando-o um alimento valioso como fortificante mental, sendo esta questão muito relevante nesta fase das mulheres. Na verdade o Goji trata os Sintomas da Menopausa: na Medicina Tradicional Chinesa, muitos sintomas da menopausa são descritos como uma deficiência yin do rim. Há muitos anos o Goji tem sido escolhido como o melhor tónico yin para restaurar o equilíbrio hormonal.


Chá Antioxidante
Ingredientes:
4 chávenas (chá) de água a ferver;
1 colher (chá) de folhas de chá vermelho;
2 colheres (chá) de bagas de Goji secas;


Preparação:
Junte as folhas de chá e as bagas de Goji na água já a ferver e deixe repousar durante 5 minutos. Coe e beba quente, não deve exceder as 3 chávenas por dia.


Consultoria:
Silvana Correia, Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa, Clínica Harmonia dos Sentidos de Cristina Candeias, http://www.harmoniadossentidos.com

Texto: Sandrina Rodrigues
Revista Saúde Hoje – edição 1
Página: 30



Muitos leitores entraram em contacto connosco, para saber onde podem comprar as bagas de goji.
Encontramos no site Chás do Mundo: http://www.chasdomundo.pt/bagas-goji,65.html


Sem comentários:

Download do Livro Alimentação Inteligente