Linha SOS SIDA...




... com 100 000 chamadas no 20º aniversário

A Linha SOS SIDA, o serviço de atendimento gratuito, confidencial e anónimo da Liga Portuguesa Contra a Sida, comemora hoje o seu 20º aniversário com cerca de 100 000 chamadas desde 1991.

São os homens, entre os 30 e os 65 anos a maioria das pessoas que ligam para a linha de apoio, perfil que se tem mantido ao longo dos anos. Embora as questões sobre a correcta utilização do preservativo acabem por ser sempre referidas nas chamadas, a avaliação do grau de risco e os modos de transmissão aparecem como o principal motivo das chamadas em 2010.

No dia do vigésimo aniversário da Linha SOS SIDA, Maria Eugénia Saraiva, Presidente da Liga Portuguesa Contra a Sida, alerta para a maior dificuldade que este projecto enfrenta, que está relacionada com a falta de disponibilização de linhas móveis para o contacto. “Numa situação de risco, é pouco provável que as pessoas esperem por chegar a casa, onde está a família, para ligar de um número fixo. Podemos acrescentar a isto a drástica diminuição das cabines telefónicas de rua, sendo que as existentes, por já não serem tapadas, não oferecem a privacidade que a conversa exige”.

 Saiba mais em: http://www.ligacontrasida.org/