Doenças Renais



Especialistas reúnem-se para actualizar conhecimentos nas doenças renais

A Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) organiza, de 14 a 15 de Outubro, o Curso de Patologia Renal, que decorrerá no Hotel Villa Rica, em Lisboa, e reúne especialistas nacionais e internacionais.
O curso tem como principal objectivo analisar os aspectos teóricos e práticos das diversas patologias renais, através da realização de debates e discussões interactivas, e actualizar conhecimentos ao nível da investigação clínica.
Para Fernando Nolasco, presidente da SPN, "esta é uma excelente oportunidade para abordar as principais questões de interesse para a Nefrologia, debater os desafios futuros e as opções para melhorar a resposta aos doentes." Em discussão estarão temas como a patologia do transplante renal, a nefrite lúpica, avaliação do mieloma, avaliação da biópsia renal, entre outros.
O Curso de Patologia Renal conta com a coordenação de Fernanda Carvalho, vice-presidente da SPN.
Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer de doença renal crónica. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem qualquer possibilidade de recuperação.
Todos os anos surgem mais de dois mil novos casos de doentes em falência renal. Em Portugal existem actualmente cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e cerca dois mil aguardam em lista de espera a possibilidade de um transplante renal.