Congresso de Medicinal Legal e Psicologia Forense

PORTO | 15 e 17 de Outubro de 2011


Coordenação Científica:
Professor Doutor J. Pinto da Costa

Coordenação Pedagógica:
Doutora Adélia Magalhães

Destinatários:
Estudantes e Profissionais das áreas da Psicologia, das Ciências Sociais e da Saúde, Direito, Antropologia, Criminologia, Sociologia, Trabalho Social, Educação e Policias, Militares, Profissionais da Carreira Judiciária.

Objectivo:
Dar a conhecer o enquadramento sócio-cultural e legal da pessoa humana envolvida em situações ao nível da justiça.





Plano Curricular:

15 DE OUTUBRO DE 2011 (Sábado)

09h00 - Check-in dos Participantes no Congresso de Medicina Legal e Psicologia Forense

09h15 - Afixação de Posters

09h30 – Abertura do Ciclo de Conferências
Moderadora – Mestre Helena Norte

Medicina Legal, quid – júris
Professor Doutor J. Pinto da Costa

11h00 às 11h15 – Intervalo – Coffee Break

11h15 – I Ciclo de Conferências
Moderadora – Mestre Helena Norte

Asfixia Sexual e o Problema da Prova
Mestre Barra da Costa

11h45 às 12h00 – Debate

12h00 às 14h00 – Intervalo para Almoço

14h00 – II Ciclo de Conferências
Moderador – Doutor Alexandre Teixeira

Balística Forense
Mestre Tiago Cunha
Avaliação do Dano como Imperativo Legal
Professora Doutora Maria José Pinto da Costa

15h30 às 16h00 – Intervalo – Coffee Break – Visita dos Posters

16h00 – III Ciclo de Conferências
Moderador – Doutor Alexandre Teixeira

Exame ao Local do Crime, Vestígios
Doutora Ana Salomé Camarinha

Ensinamentos do F.B.I. na Investigação Criminal
Professora Doutora La Salete Alves

Neuroética (condutas desviantes / comportamentos criminais)
Professor Doutor Góis Horácio

17h45 às 18h00 – Debate

18h00 – Encerramento do Ciclo de Conferências
Moderador – Doutor Alexandre Teixeira



17 DE OUTUBRO DE 2011 (2ª feira)

09h00 – Abertura do Ciclo de Conferências
Moderadora – Doutora Ana Salomé Camarinha

Família em Crise e Vítima de Violência
Professora Doutora Ana Sani

Violência Doméstica e Dependências
Professora Doutora Laura Nunes

10h15 às 10h30 – Intervalo – Coffee Break

10h30 – IV Ciclo de Conferências
Moderadora – Doutora Ana Salomé Camarinha

Violência Escolar
Professor Doutor Francisco Machado

Perfis Criminais em Ofensores
Professora Doutora Maria Francisca Rebocho

11h30 às 12h00 – Debate

12h00 às 14h00 – Intervalo para Almoço

14h00 – V Ciclo de Conferências
Moderadora – Doutora Ana Salomé Camarinha

Comportamentos Suicidários
Dr. Nuno Madeira

Avaliação Psicológica e Social em Vítimas de Violação
Professora Doutora Ana Sofia Neves

A Prevenção na Criminalidade e a Saúde Mental Grave
Professor Doutor Fernando Almeida

16h00 às 16h15 – Intervalo – Coffee Break – Visita dos Posters

16h15 – VI Ciclo de Conferências
Moderadora – Doutora Ana Salomé Camarinha

Morte, Autopsia e Toxicodependência
Professor Doutor J. Pinto da Costa

17h45 às 18h00 – Debate

18h00 – Encerramento do Ciclo de Conferências
Moderadora – Doutora Ana Salomé Camarinha

Entrega da Documentação aos Participantes


Oradores:

Doutor Alexandre Teixeira - Licenciatura em Psicologia em 2004, pelo Instituto Superior da Maia; Pós-Graduação em Ciências Médico Legais em 2006, pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), Universidade do Porto (UP); Mestrado em Medicina Legal em 2010, pelo ICBAS-UP com a dissertação intitulada “Ideação Suicida em Prostitutas de Rua”; De 2004 a 2010 esteve ligado à ESCUTAR – Associação de Estudos e Prevenção do Suicídio, tendo colaborado em vários projectos que tinham como objectivo a prevenção do suicídio; Exerce a sua actividade principal, desde 2005, como Psicólogo numa equipa multidisciplinar que intervém na progressiva autonomização e integração social e laboral de beneficiários de R.S.I. residentes em bairros sociais da freguesia de Lordelo do Ouro, no Porto.

Doutora Ana Salomé Camarinha - Licenciada em Ciências Forenses (First Class Honours) pela Universidade de Glamorgan, no Reino Unido. Concluiu o curso de Especialização em Ciências Médico-Legais no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto. Actualmente frequenta, nesta instituição, o curso de Mestrado em Medicina Legal direccionado para o tema “Protocolo para a recolha e armazenamento de vestígios biológicos pela Unidade de Polícia Técnica da Polícia de Segurança Pública do Porto”.

Professora Doutora Ana Sani – Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho (UM), com licenciatura e mestrado na mesma área de especialização pela UM; Prof. Associada na Universidade Fernando Pessoa (UFP); Coordenadora do Mestrado em Psicologia Jurídica na UFP; Coordenadora da Pós-Graduação em Segurança Infantil; Coordenadora da Unidade de Psicologia Forense da Clínica Pedagógica de Psicologia da UFP; Coordenada, ainda, os Cursos de Pós-Graduação em Avaliação Psicológica em contexto forense e o de Avaliação Psicológica: da Infância à Idade Adulta, ambos pelo CRIAP; Investigadora na área da Vitimologia, com interesse particular pelo estudo da vitimação indirecta de crianças (violência interparental); Intervenção sobretudo nas áreas da vitimação infantil e psicologia forense; Autora de várias publicações cientificas no âmbito da Psicologia Jurídica.

Professora Doutora Ana Sofia Neves - Doutorada em psicologia pela Universidade do Minho; Docente do Instituto Superior da Maia (ISMAI); Investigadora; Orientadora de Teses de Mestrado
 
Mestre Barra da Costa - Licenciado em Antropologia; Pós-graduado: em Ciências Criminais e em Estudos Psicocriminais; Mestre em relações Interculturais. Doutorando em Psicologia. Ex. Inspector-chefe da PJ durante 30 anos, intervalou o percurso operacional com passagens: MAI/SEF (Chefe de Divisão de Refugiados); Instituto Superior de PJ e Ciências Criminais (docente Criminologia).
Formador na GNR, na Escola Prática (Criminologia, no curso de Investigação Criminal) na PSP e no Sindicato Nacional de Polícia. Docente em Investigação Criminal (licenciatura em Psicologia Criminal) e Aspectos Legais em Tribunal (mestrado em Psicologia Forense e Criminal), no Instituto Superior Ciências Saúde Egas Moniz); Criminologia (pós-graduação em Criminologia, Univ. Lusófona); Métodos de Prova (mestrado de Solicitadoria, Univ. Lusófona).
Participa nos Media como Cronista (sábados) no Jornal de Notícias, na secção «Polícia e Tribunais» também como Analista criminal (semanal) na TVI.
A sua obra, conta com diversos Livros, nomeadamente, o Exílio e Asilo (Refugiados em Portugal, 1974-1995), Práticas Delinquentes (de uma criminologia do anormal a uma antropologia da marginalidade); Sexo, Nexo e Crime (teoria e investigação da delinquência sexual);O Terrorismo e as FP 25 anos depois Filhos do Diabo (assassinos em série, satânicos e vampíricos); O Idoso e o Crime (prevenção e segurança); Maddie, Joana e a investigação criminal (a verdade escondida).

Professor Doutor Fernando Almeida - Licenciou-se pela Faculdade de Medicina do Porto em 1978, e Doutorou-se pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, em 1998.
Actualmente o autor exerce funções de Consultor de Psiquiatria no Hospital de Magalhães Lemos, bem como as de perito de psiquiatria forense no Instituto de Medicina Legal do Porto, professor do Curso de Psicologia do Instituto Superior da Maia, onde desempenha as funções de director do Departamento de Psicologia e Comunicação, lecciona ainda a cadeira de psiquiatria forense do Curso Superior de Medicina Legal (Instituto de Medicina Legal do Porto).
O presente livro decorre da dissertação de candidatura ao grau de Doutor em Ciências Médicas, apresentada pelo autor ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, sob a orientação do Professor Doutor Eurico de Figueiredo e a co-orientação dos Professores Doutores Pinto da Costa e Custódio Rodrigues. Esta candidatura foi defendida em 19 de Janeiro de 1998, tendo o candidato obtido aprovação qualificada com "Distinção e Louvor", por unanimidade. Colaborou nesta investigação uma equipa de psicólogos coordenados pelo Dr. António Abel Pires.Entre as outras obras publicadas pelo autor salientamos - Nunca permitas o contágio, um pequeno livro didáctico, ilustrado, cuja mensagem primordial é explicar aos jovens que nunca devem experimentar drogas, sobretudo heroína e cocaína.

Professor Doutor Francisco Machado – Doutorado em Psicologia pela FPCE da universidade do Porto; Docente no Instituto Superior da Maia (ISMAI); Orientação de Estágios e Monografias na Licenciatura de Psicologia; Orientação de Estágios e Dissertações no mestrado de Psicologia Clínica e da Saúde; Membro do Conselho Científico do Instituto Superior da Maia.

Professor Doutor Góis Horácio – Neuropsicólogo; Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha); Docente da Universidade Lusíada de Lisboa e Coordenador da Unidade de Neuropsicologia do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa Ocidental (CHPLO).

Mestre Helena Norte Jornalista há 18 anos; Formação em História de Arte e Jornalismo; Licenciada em Psicologia pela ULP; Mestranda em Psicologia pela ULP; Vasta experiência na cobertura noticiosa de temáticas Sociais e da Saúde, onde se incluem abordagens às questões das toxicodependências

Professora Doutora La Salete Alves – Professora Universitária em diversas áreas, tais como, Odontologia Forense, Medicina Dentária Forense, Fotografia Forense; Médica Dentista e Presidente da Associação Portuguesa de Odontologia Forense.

Professora Doutora Laura M. Nunes - Doutorada em Ciências Sociais/Psicologia/Delinquência, mais especificamente sobre a co-ocorrência de toxicodependência e crime, sendo licenciada em Psicologia, e tendo realizado um curso de métodos de investigação (DMI). É docente na Universidade Fernando Pessoa e interessa-se especialmente pelas áreas da criminologia e das toxicodependências, tendo publicados diversos artigos sobre essas matérias, bem como dois livros. Tem experiência na área da docência, tendo leccionado unidades curriculares enquadradas no âmbito da Neuropsicologia, Psicofisiologia, Avaliação Psicológica, Psicopatologia, Criminologia, e Métodos de Investigação e de Análise de Dados. Está envolvida no desenvolvimento de projectos de investigação sobre o consumo problemático de drogas, bem como sobre a criminalidade em áreas determinadas urbanas.

Professora Doutora Maria Francisca Rebocho – Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho. Docente no Curso de Criminologia e Psicologia Jurídica na Universidade Fernando Pessoa. Possui formação em Avaliação Psicológica Forense e em Profiling Geográfico. Tem vindo a apresentar e a publicar trabalhos de investigação empírica na área dos crimes sexuais, do profiling, da psicopatia, dos processos predatórios e de tomada de decisão, e das abordagens ambiental e situacional do crime.

Professora Doutora Maria J. Pinto da Costa – Professora no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, UP; Médica Legista

Dr. Nuno Madeira - Médico Psiquiatra nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Pós‑Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental. Membro da Consulta de Prevenção do Suicídio dos Hospitais da Universidade de Coimbra.Integra a actual Direcção da Sociedade Portuguesa de Suicidologia.

Professor Doutor Pinto da Costa – Licenciado em Medicina; Doutorado em Ciências Médicas com prova complementar em Psiquiatria; Especialista em Medicina Legal - Ordem dos Médicos; Consultor em Medicina Legal - Ministério da Justiça; Chefe de Serviço de Medicina Legal; Consultor de Mestrado de Medicina Legal na Universidade do Porto; Competência em Avaliação do dano corporal - Ordem dos Médicos; Professor Catedrático de Medicina Legal na Universidade Portucalense (Infante D. Henrique); Professor Catedrático de Psicologia forense na Universidade Lusíada - Porto; Professor Catedrático de Odontologia Forense no Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte; Ex - Director do instituto de Medicina Legal do Porto.
Membro de múltiplas sociedades científicas nacionais e estrangeiras, a sua obra científica conta com mais de 250 trabalhos, alguns deles publicados na África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Checoslováquia, Cuba, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Inglaterra, Israel, Japão, Noruega, Roménia, Suécia, Tunísia, etc. Tem divulgado múltiplos temas de medicina legal nos órgãos de comunicação social, alguns deles difundidos na imprensa, rádio e televisão.

Mestre Tiago Cunha Pós- Graduando em Ciências Medico Legais pelo ICBAS.  Mestre em Medicina Legal pelo ICBAS. Formado em Forensic Ballistic Investigation - Cranfield University - United Kingdon Defence Academy. Trabalhos em Balística Forense Avançada pelo INML Porto. Diversos trabalhos em Ciências Forenses promovido pelo Sindicato dos Profissionais de Policia PSP.

Cronograma:
·         15 e 17 de Outubro de 2011;

Horário das aulas: 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00

Local de Realização: AUDITÓRIO DO ISCET
Rua de Cedofeita, 285
4050-180 Porto

Investimento:
·         Até ao dia 01 de Outubro de 2011 - 40€
·         Após o dia 01 de Outubro de 2011 - 50€
 (O valor da inscrição inclui: Coffee break, diploma, declaração de presença e CD informatizado)

Pagamentos (opções):
- Cheque à ordem de INSTITUTO CRIAP
- Transferência (NIB: 0033 0000 453860468 31 05) - o comprovativo de transferência deverá ser remetido via e-mail, Fax ou CTT.
Nota: Só serão consideradas inscrições acompanhadas do respectivo pagamento ou comprovativo do mesmo.

Inscrições / Documentação Necessária:
·         Ficha de candidatura disponível online;
·         Envio de comprovativo de pagamento da inscrição.
Nota: Vagas limitadas

Inscrições através:
INSTITUTO CRIAP - Psicologia e Formação Avançada
Praça Dr. Francisco Sá Carneiro Nº147 G (Antiga Praça Velásquez – Antas)
4200-312 Porto 
Tel./Fax. 225 026 201                Tlm. 931 710 555

REGULAMENTO PARA APRESENTACAO DE POSTERS
A candidatura à apresentação de poster esta aberta apenas a Participantes que se inscrevam no Congresso. O número máximo de autores por poster e de 3, devendo pelo menos um deles estar presente, a fim de apresentar todos os esclarecimentos sobre o conteúdo. O tema dos Posters deve apresentar carácter técnico – cientifico e integrar-se no Congresso de Medicinal Legal e Psicologia Forense.
As dimensões são 90 cm/ largura x 120 cm/ altura.
Os resumos devem descrever sucintamente o trabalho (não excedendo as 200 palavras, letra Times New Roman, 12, espaçamento 1,5), referenciar o título, nome dos autores, contacto dos mesmos e referências bibliográficas.
Data limite para apresentação da candidatura é: 10 de Outubro de 2011.
Os resumos deverão ser enviados para o seguinte e-mail: geral@criap.com

O POSTER PREMIADO Será publicado na Revista Online “Psicologia na Actualidade”.
A organização poderá optar por não expor os posters que se afastem do conteúdo, ou que apresentem manifesta falta de qualidade gráfica.