desfibrilhadores


Programa certificado pelo INEM:

Rotary Club de Guimarães disponibiliza mais desfibrilhadores automáticos externos a instituições do concelho

 

No próximo dia 6 de Outubro, o Rotary Club de Guimarães vai entregar mais 15 desfibrilhadores automáticos externos (DAE) a instituições públicas de Guimarães.

Os DAE vão passar a estar disponíveis nas instalações da Câmara Municipal de Guimarães, na Biblioteca Municipal Raul Brandão, na Cooperativa Tempo Livre e n'A Oficina/Centro Cultural Vila Flor. Foi ainda validada a colocação de um DAE adicional na Escola Santos Simões. As cerimónias de entrega decorrem a partir das 16h30.

Esta iniciativa surge na sequência do Programa DAE – Rotary Club de Guimarães, o primeiro programa de desfibrilhação automática externa a obter certificação pelo INEM, em Dezembro de 2009. Este programa tem como objectivo a disponibilização, sem custos, de 50 DAE a diversas instituições do concelho de Guimarães. O projecto é co-financiado através de donativos à Fundação Rotária Portuguesa e apoiado pela Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital de Guimarães.

De acordo com o cardiologista Victor Sanfins, médico responsável deste projecto pioneiro em Portugal, "até ao momento, já estão operacionais 29 DAE em várias instituições públicas, como na Polícia Municipal, Complexo Desportivo do Vitória Sport Club, Mercado Municipal e Estação de Camionagem, e mais de 170 pessoas já estão habilitadas a utilizar este aparelho, depois de terem frequentado as respectivas acções de formação no Centro Hospitalar do Alto Ave, em escola certificada pelo INEM e pela American Heart Association."

As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte nos países ocidentais. Um número significativo de mortes ocorre subitamente, por uma paragem cardio-respiratória, geralmente causada por uma perturbação do ritmo cardíaco, chamada fibrilhação ventricular, que apenas pode ser terminada pela aplicação de um choque eléctrico, através de um desfibrilhador.