Dia Mundial do Coração...

...assinala-se a 29 de Setembro





As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o Mundo

Todos os anos morrem 17,1 milhões de pessoas devido a doenças cardiovasculares, causando 29% de todas as mortes globais, tornando-se assim a principal causa de morte no Mundo. Números que retratam de forma fiel a gravidade da situação, dado que são bastante alarmantes, uma vez que as formas de prevenção das doenças cardiovasculares são de fácil acesso e passíveis de serem colocadas em prática por cada um de nós. A prática de exercício físico, manter uma alimentação saudável e uma abstinência de hábitos tabágicos são três das principais formas de prevenção da maioria dos eventos fatais. É preciso investir na prevenção!
Este ano, a Federação Mundial do Coração e os seus membros afiliados centraram o tema do Dia Mundial do Coração na «Casa» de cada um de nós. É em Casa que cada um poderá mudar e adoptar comportamentos familiares saudáveis, de forma a viver mais e com mais qualidade de vida, prevenindo e controlando as doenças cardiovasculares e o acidente vascular cerebral. A Casa torna-se, assim, no local prioritário e preferencial para implementação de comportamentos e medidas que melhorem a saúde do nosso coração.
A Sociedade Portuguesa de Cardiologia, afiliada da Federação Mundial do Coração, pretende desafiar a população a cuidar da saúde do seu coração e dos seus familiares, tornando cada um de nós promotores e defensores de uma vida saudável, a começar dentro da própria Casa. Para assinalar a efeméride, a Sociedade promove um conjunto de iniciativas:



25 de Setembro:
Cardiologistas e internos de cardiologia promovem o exercício físico participando activamente na RTP Meia Maratona de Portugal Vodafone e na EDP Mini Maratona, envergando a camisola «AEIOU da Prevenção Cardiovascular».

A – Alimentação Saudável

E – Exercício Físico Regular

I – Inibir de fumar

O – Omitir sal na mesa

U – Uma consulta/ano



07:30h/09:00h - Transportes para a Partida
A PARTIDA estará instalada na Ponte Vasco da Gama.
Para se deslocar para o Parque das Nações, mediante a apresentação do seu dorsal, poderá utilizar (na cidade de Lisboa) o Metro, Carris e os comboios da USGL-CP, nas linhas de Sintra e Cascais, Azambuja e Sado (gratuitamente). Para a linha da PARTIDA só poderá utilizar os autocarros da Carris disponíveis a partir das 07:30h até às 09:00h. Nota: O último autocarro parte às 09:00h. Os autocarros estarão estacionados na Av. D. João II, entre a Gare do Oriente e o Centro Vasco da Gama.

10:30h - Partida das provas "RTP Meia Maratona de Portugal VODAFONE" e
da "Mini Maratona EDP"


29 de Setembro:
16h-17h – Sessão Informativa - Sociedade Portuguesa de Cardiologia (Auditório da Casa do Coração)
Campo Grande 28, 13º Lisboa, Sessão Aberta à População).

Moderadores: Prof. Mário G. Lopes,
Prof. Armando Pereirinha, Prof. Evangelista Rocha
16h00/16h20 - Um Mundo
Dr. Carlos Aguiar
16h20/16h40 - Uma Casa
Dra. Quitéria Rato
16h40/17h00 - Um Coração
Prof. Fernando Pádua

19h00 - Lançamento do livro Conversas no« Meu Consultório», da autoria do Prof. Fernando Pádua, na Casa do Coração. A sessão será presidida pela Dra. Maria de Belém Roseira e a apresentação do livro estará a cargo do Prof. Manuel Vilaverde Cabral.


«Não é um livro de doenças – é um livro de conversas no meu consultório procurando ajudar os que querem ter mais saúde e procurando motivar todas as pessoas para a promoção da sua saúde e até dos seus próximos, com destaque para os que lhes são mais queridos, começando pelos filhos mais jovens a que chamamos de sub-20».
Prof. Fernando Pádua