Fibromialgia

Alguns Conceitos

A Fibromialgia é uma condição crónica caracterizada por dor, rigidez e tensão musculo-tendinosa e articular. Conheça mais sobre esta doença que cada vez afecta mais portugueses.
Associa-se à fibromialgia sono não-reparador, acordar cansado, fadiga crónica, ansiedade, depressão e manifestações psicossomáticas digestivas (como, por exemplo, alterações do trânsito intestinal). Não há fenómenos inflamatórios e, consequentemente, não há lesões ou deformidades do corpo, nomeadamente osteo-articulares, nem de órgãos internos.

Causas
A causa da Fibromialgia é desconhecida e os doentes reagem com dor a estímulos que, habitualmente, não a provocam, noutras pessoas. Foram encontrados níveis elevados de substância P (um transmissor neuro-químico), assim como de um factor de crescimento do nervo, no líquido raquidiano dos doentes com Fibromialgia.
O sistema nervoso central destes doentes manifesta-se como hipersensível. Parece haver uma perturbação difusa da percepção da dor, diferente do padrão comum. As alterações do sono estão correlacionadas com uma perturbação da fase não-REM (Rapid Eye Movement) do sono. O desenvolvimento do quadro clínico tem sido associado a perturbações psicológicas, traumatismos e quadros
infecciosos. Todos eles causadores de stress. A Fibromialgia incide, predominante, em mulheres (cerca de 80% dos doentes com Fibromialgia são do sexo feminino), com idades entre os 30 e os 55 anos. Contudo, pode atingir o sexo masculino, bem como crianças e idosos.

Manifestações clínicas
O sintoma dominante é a dor, não associada a manifestações inflamatórias, podendo agravar-se com o ruído, alterações climáticas e stress emocional. A dor é, em geral, difusa e tem particular incidência no pescoço, nádegas, ombros, membros superiores, dorso, e parede torácica. Existem alguns focos, no corpo, designados por “pontos dolorosos e de tensão” cuja pressão, mesmo discreta, desencadeia dor.

A fadiga é muito frequente, sendo referida, por cerca de 90% dos doentes com Fibromialgia, e associa-se a perturbações do sono, por vezes com dores e/ou fadiga muscular ao acordar. Em cerca de 50% dos portadores de Fibromialgia ocorrem perturbações mentais e/ou emocionais, como deficit de concentração, lapsos de memória, alterações humorais, podendo haver irritabilidade, ansiedade e depressão.

Também é frequente que os doentes com Fibromialgia tenham dores de cabeça, enxaquecas, alterações de sensibilidade, em diversas partes do corpo, alterações abdominais relacionadas com síndromes do colon irritável e da bexiga irritável.

Qualquer das queixas anteriormente mencionadas pode aparecer isoladamente, ou em associação com qualquer das outras.

O diagnóstico de Fibromialgia é, exclusivamente, clínico. É de realçar que a Fibromialgia pode ocorrer de forma isolada, ou associada a outra patologia sistémica.

Tratamento
O tratamento do doente com Fibromialgia deve ser personalizado e assenta em programas terapêuticos multidisciplinares – educação, redução do stress, exercício regular, medicação, etc -, que envolvam o doente, de tal forma, que os meios utilizados e os resultados obtidos possam ser, também, acompanhados pelo próprio doente, comprometendo-o no objectivo final do seu bem-estar.

Tratamentos disponíveis para aplicação isolada ou, preferencialmente, em programas terapêuticos multidisciplinares:
• Educação do doente • Redução dos factores de stress
• Exercício físico regular
• Controlo alimentar – programa alimentar saudável
• Medicação
• Analgésicos, antidepressivos, serotoninérgicos, dopaminégicos, curticoides, outros
• Oral ou injectável

Revista Saúde Hoje – edição 3
Páginas: 20 e 21

Texto: Dr. João Meira e Cruz, Coordenador Médico da Best Medical Opinion – Pareceres Médicos & Perícias Médicas.

Serviços de Âmbito Nacional
Av. 5 de Outubro, n.º 10
1050 – 056 Lisboa
213 507 000
info@bmop.pt

Saiba mais em: www.bmop.pt


Poderá sugerir-nos um tema para abordarmos na próxima edição da Revista Saúde Hoje: leitor@revistasaudehoje.com
Poderá discutir este artigo em: http://www.facebook.com/saudehoje#!/saudehoje?sk=app_2373072738