Movimento Hiper Saudável



 

8 compromissos para vida mais saudável

MOVIMENTO HIPER SAUDÁVEL DESAFIA PORTUGUESES

PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

 

 

O Movimento Hiper Saudável é uma iniciativa que vai tentar melhorar os hábitos alimentares das famílias portuguesas e motivá-las a ter um estilo de vida mais ativo. Sensibilizar e mobilizar a sociedade portuguesa para a mudança de atitudes e comportamentos em prol de melhores hábitos alimentares e de um estilo de vida mais saudável são os objetivos que o Continente e todas as entidades que se associaram a este Movimento se propõem a dinamizar.

 

A Direcção-Geral da Saúde/ Plataforma contra a Obesidade, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, a Faculdade de Motricidade Humana; o Instituto Superior de Ciência da Saúde Egas Moniz, a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Escolar, a Universidade Atlântica e a Universidade Fernando Pessoa são os parceiros que se associaram a este projeto e que se predispõem a ajudar os portugueses neste grande desafio.



Comer 5 porções de fruta/legumes por dia 

Comer frutas, legumes e hortaliças todos os dias é essencial! Estes três alimentos são fundamentais numa alimentação saudável, tendo um lugar de destaque nas recomendações da Roda dos Alimentos. Todos os dias deverão ser ingeridas pelo menos 5 porções de fruta ou legumes por dia (cerca de 400g), tal como recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Os hortofrutícolas são fornecedores essenciais de diversos minerais, vitaminas, fitoquímicos naturais e fibra que garantem diferentes benefícios para o organismo e um efeito protector contra as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. A maioria das frutas e legumes contem ainda um alto teor em fibra e possui um baixo valor calórico, ajudando no controlo do apetite e no combate à obesidade.


Saiba mais em: http://www.movimentohipersaudavel.continente.pt/!