Semana Mundial do Aleitamento Materno




Divider

De 3 a 7 de Outubro

Maternidade Bissaya Barreto assinala Semana Mundial do Aleitamento Materno

Tema deste ano é "Aleitamento Materno, uma experiência em 3D"

Divider


 


De 3 a 7 de Outubro, a Maternidade Bissaya Barreto (MBB) abre as suas portas a mais uma Semana Mundial do Aleitamento Materno, sob o mote "Aleitamento Materno, uma experiência 3D". Com um programa cheio de iniciativas dedicadas a todos, a MBB pretende continuar a sensibilizar profissionais de saúde, homens, mulheres, estudantes de medicina e enfermagem, jovens, instituições de saúde e de ensino, entre outros, para os benefícios do aleitamento materno.

Segundo a Enf.ª Ana Paula Gaudêncio, "a Maternidade Bissaya Barreto, ao comemorar mais uma vez esta semana, procurou envolver os jovens, as grávidas, as suas famílias e os profissionais de saúde".

Por isso, a MBB programou o dia 3 de Outubro para se dirigir às gerações mais jovens, convidando os alunos do ensino básico a ir à maternidade partilhar experiências e, assim, tornar a ideia do aleitamento materno mais consistente. No dia 6, explica Ana Paula Gaudêncio "teremos connosco as grávidas e os seus acompanhantes, porque é da nossa convicção que, quando divulgamos o aleitamento materno, estamos a investir num futuro saudável." A enfermeira da MBB termina dizendo: "no dia 7 partilharemos conhecimentos com profissionais de saúde de outras instituições, reforçando a ideia da 'comunidade amiga dos bebés'."

Durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno será divulgada informação alusiva ao tema, através de meios audiovisuais, para os utentes presentes em vários espaços da MBB.

Uma experiência em 3D

O tema deste ano da Semana do Aleitamento Materno centra-se no envolvimento e mobilização das gerações mais jovens à volta do aleitamento materno. Sugere, também, um novo olhar sobre as dimensões da própria vida, de modo a que os acontecimentos comuns, que ocorrem em determinado tempo e lugar, possam ser partilhados através da comunicação, tornando-os mais consistentes.

A ideia da amamentação como uma experiência 3D resulta da interacção de três dimensões, sendo a primeira o tempo, que vai da gravidez ao desmame; a segunda dimensão refere-se ao espaço da amamentação, como serviços de saúde, domicílio, local de trabalho ou estudo, entre outros; e a terceira dimensão diz respeito à comunicação, como interacções simples da comunidade que podem apoiar as mães que amamentam.

Programa

  • 3 de Outubro: 9h às 16h – Visita dos alunos do ensino básico à MBB - Responsáveis: Enf.ª Margarida Moura e Dr.ª Adelaide Taborda
  • 6 de Outubro: 14h Visita dos familiares e amigos à MBB Responsáveis: Enf.ª Ana Seabra e Enf. Carlos Carraco
  • 7 de Outubro: Actividades dirigidas a médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde da MBB e da sua área de influência (ver programa anexo)

Maternidade Bissaya Barreto volta a ser "Hospital Amigo dos Bebés"


A Maternidade Bissaya Barreto foi novamente re-acreditada como "Hospital Amigo dos Bebés" depois de os membros avaliadores dos Hospitais Amigos dos Bebés, nomeados pelo comité português da UNICEF, terem realizado a avaliação externa no dia 29 de Junho. A avaliação serviu para verificar o cumprimento dos 10 passos que permitem a manutenção da acreditação como "Hospital Amigo dos Bebés". A comissão relevou o trabalho desenvolvido pelos profissionais da MBB em actividades nas escolas do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e na Semana Anual do Aleitamento Materno. Os avaliadores realçaram, ainda, a satisfação das mães do puerpério e da neonatologia que, maioritariamente, reconhecem e elogiam as boas práticas dos profissionais de saúde da MBB que as cuidam.

O trabalho desenvolvido por todos os profissionais da maternidade mereceu a acreditação em Junho de 2007 e, após reavaliação em Junho de 2009, nova acreditação, atribuída pela OMS/UNICEF, de "Hospital Amigo dos Bebés".