Dia do Não Fumador



 

 

 

 

 

 

 

 

Tabaco mata todos os anos mais de 12 500 pessoas em Portugal

 

IPO-Porto assinala Dia do Não Fumador com avaliação respiratória

 


 

Para assinalar o Dia do Não Fumador, o IPO-Porto realiza no dia 17 de novembro uma campanha de avaliação da capacidade respiratória (espirometria) junto da população. Este exame vai permitir detetar eventuais problemas respiratórios que podem estar associados a patologias pulmonares. De acordo com relatório de 2009 da Direção Geral de Saúde, em Portugal o tabaco mata todos os anos mais de 12 500 pessoas, sendo que só em 2010 o IPO-Porto recebeu 511 utentes com patologia associada.

 

Novembro é ainda o período escolhido por muitos países para assinalar o mês do pulmão, uma iniciativa que se apresenta de crucial importância, tanto que em Portugal todos os anos surgem 3500 novos casos de cancro do pulmão.

 

O cancro do pulmão é um dos cancros com mais incidência em Portugal, tendo como principal causa o consumo de tabaco. Sintomas como falta de ar, tosse crónica e com sangue, dor no peito ou abdómen, rouquidão, perda de apetite ou de peso e fadiga não devem ser ignorados e a consulta com um especialista revela-se urgente para diagnosticar e tratar o problema tão cedo quanto possível.

 

225 084 200 é o número para onde todos os interessados com mais de 40 anos de idade, historial de fumadores há mais de 20 anos e que consumam um maço de tabaco ou mais por dia podem ligar entre as 10h e as 13h do dia 16 de novembro e realizar a marcação da espirometria. As consultas estão limitadas às primeiras 60 chamadas, sendo a linha encerrada quando este total for atingido.

 

 

 

Mensagem escrita ao abrigo do novo acordo ortográfico