Primeira vacina contra a raiva para gatos sem adjuvante


Vacina pioneira para uma melhor tolerância no local da injecção

Primeira vacina contra a raiva para gatos sem adjuvante


A Merial acaba de lançar no mercado europeu, a primeira e única vacina contra a raiva para gatos, sem adjuvante. Esta vacina foi especialmente concebida para corresponder às expectativas dos veterinários preocupados com a segurança das vacinas, assegurando simultaneamente uma protecção rápida e eficaz contra a raiva, doença que continua a representar um risco na Europa.

Segundo Pedro Fabrica, médico veterinário, "alguns estudos questionam a segurança do uso de adjuvantes nas vacinas para gatos dado que estas originam uma forte reacção inflamatória e persistente no local da injecção, e onde posteriormente se podem desenvolver tumores, por este motivo faz sentido usar vacinas sem adjuvantes que minimizam o risco de inflamação". 

A fórmula desta nova vacina é uma inovação exclusiva da Merial, que recorre à última tecnologia em vacinas, produzindo uma resposta imunitária forte e duradoura, sem necessidade de um adjuvante, limitando assim a ocorrência de inflamação no local de injecção. A eficácia e segurança da nova vacina felina anti-rábica têm sido comprovadas em vários estudos desenvolvidos, abrangendo mais de 1.000 gatos de diferentes idades e raças.

Embora a raiva tenha sido erradicada de vários países europeus, são registadas ainda várias ocorrências da doença, regularmente diagnosticadas em morcegos infectados com um vírus específico [Lyssavirus (EBLV)], que é transmissível a carnívoros domésticos. A vacinação anti-rábica continua a ser a melhor forma de proteger os gatos desta doença.