Cozinha da Diabetes


Nova valência reforça a importância da alimentação saudável na diabetes

 

Nova Cozinha da Diabetes abre portas 

 

2 de Fevereiro | 17h30 | Escola da Diabetes (Rua do Sol ao Rato, n.º 11, em Lisboa)

 

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), com o apoio do Museu do Pão, inaugura a «Cozinha dietética APDP/Pão São». Esta nova valência enquadra-se no projecto da Escola da Diabetes e irá permitir a formação de profissionais de saúde e de doentes, que assim irão aprender a confeccionar refeições mais saudáveis, aprendendo desta forma a controlar melhor a sua doença.

 

A alimentação é um aspecto fundamental na prevenção e controlo da diabetes e a «Cozinha dietética APDP/ Pão São» vai promover a educação alimentar das pessoas com diabetes. Neste novo espaço, localizado na Escola da Diabetes (Rua do Sol ao Rato, n.º 11, em Lisboa), serão ministrados cursos de nutrição e aulas práticas onde as pessoas com diabetes irão aprender a identificar os alimentos mais saudáveis, a avaliar a porção dos alimentos e a confeccioná-los da maneira mais apropriada.

 

«Este é um passo muito importante na vida da Escola da Diabetes Ernesto Roma, não fosse a alimentação um dos aspectos fundamentais no tratamento da pessoa com diabetes. Com o apoio do Museu do Pão, esta nova valência vai permitir apostar, com mais e melhores condições, na educação alimentar e na formação, agora com uma infra-estrutura dotada de todas as ferramentas necessárias para o efeito», refere Luís Gardete Correia, presidente da APDP

 

A «Cozinha dietética APDP/Pão São» é um projecto que vem dar continuidade ao trabalho de Ernesto Roma, fundador da APDP, que desde cedo promoveu o estudo da nutrição e dos alimentos, ao fundar a Sociedade Portuguesa de Gastronomia que funcionou na associação até à década de 70. Nessa altura foi instalada uma cozinha dietética para experimentação, treino e formação dos técnicos de saúde que assistiam os doentes, bem como para formação de pessoal para o exterior.

 

Educar para uma alimentação correcta é uma forma importante de contribuir para uma melhoria da qualidade de vida da pessoa com diabetes. Com a inauguração «Cozinha dietética APDP/ Pão São», ampla e dotada de todas as condições necessárias, está concluída mais uma etapa no projecto da Escola da Diabetes.

 

Sobre a APDP

Fundada em 1926, a APDP é a associação de doentes mais antiga do mundo. Com cerca de 25 mil diabéticos inscritos, desenvolve a sua actividades na luta contra a diabetes e no apoio à pessoa com a doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com diabetes na sociedade, enquanto elementos activos. A APDP tem sido pioneira na prevenção e educação dos diabéticos. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento, são os principais objectivos, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes.

 

Sobre o Museu do Pão

O Museu do Pão é um complexo museológico privado onde se exibem e preservam as tradições, história e arte do pão português. Com o objectivo de produzir um pão saudável, o Museu do Pão lançou o «Pão São», fruto da investigação levada a cabo pela equipa de cientistas do museu e certificado por entidades como a Fundação Portuguesa de Cardiologia ou a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.