Danone e Instituto do Coração promovem campanha de sensibilização em defesa de um estilo de vida saudável


‘Maratona Danacol Contra o Colesterol’

Danone e Instituto do Coração promovem campanha de sensibilização 
em defesa de um estilo de vida saudável

‘Maratona Danacol Contra o Colesterol’ percorre o país proporcionando aos portugueses rastreios e consultas nutricionais gratuitos, com o objectivo de sensibilizar para a importância da adopção de hábitos de vida saudáveis no combate ao excesso de colesterol. A campanha visa alertar para o facto de o colesterol elevado ser um dos principais factores de risco de doenças cardiovasculares – a principal causa de morte em Portugal.

Danone, em parceria com o Instituto do Coração, apresenta a ‘Maratona Danacol Contra o Colesterol’, uma campanha de sensibilização para a importância da adopção de hábitos de vida saudável, como forma de combater o excesso de colesterol.

De carácter itinerante, a iniciativa irá percorrer o país, de norte a sul, proporcionando rastreios e consultas nutricionais gratuitos e alertando os portugueses para o tema e para os perigos que a hipercolesterolemia representa. As cidades do Porto, Guimarães, Coimbra, Castelo Branco, Faro e Lisboa estarão na “rota” da ´Maratona Danacol Contra o Colesterol´, que decorrerá entre Fevereiro e Maio de 2012. 

Colesterol elevado: um problema de saúde pública
O excesso de colesterol é um inimigo silencioso e perigoso, uma vez que se vai acumulando nas paredes das artérias sem revelar sintomas e, se não for reduzido, continuará a acumular-se. Cinquenta e seis por cento* dos portugueses têm colesterol alto e os especialistas consideram-no como uma das principais causas de desenvolvimento de doenças cardiovasculares – a principal causa de morte em Portugal.

Para o Professor Ricardo Seabra Gomes, do Instituto do Coração, “A prevalência de colesterol elevado na população portuguesa faz com que este seja o principal factor de risco cardiovascular, seguido pela hipertensão arterial com prevalência de 42%”. O cardiologista refere ainda que “uma alimentação saudável, evitando gorduras saturadas, aumentando a ingestão de frutas, legumes e fibras, e, como adjuvante da dieta, ingerindo esteróis vegetais, que reduzem a absorção de colesterol nos intestinos, é fundamental para reduzir o colesterol. Paralelamente deverá ser realizado exercício físico regular e moderado”. 

Neste sentido, a iniciativa ‘Maratona Danacol contra o Colesterol’ dará a oportunidade a muitos portugueses de reduzir este factor de risco, através da realização do rastreio e da obtenção de um plano alimentar personalizado. Reduzir os níveis de colesterol significa, na prática, uma mudança de hábitos que inclui alimentação equilibrada e actividade física.

O ex-Coordenador Nacional para as Doenças Cardiovasculares reforça igualmente: “Está cientificamente comprovado que, quando ingeridos em quantidades suficientes (entre 1,6g e 2,4g), os esteróis vegetais contribuem efectivamente para a redução dos níveis de colesterol no sangue. Este componente, presente nos iogurtes Danacol (com 1,6g esteróis vegetais), se consumido um vez por dia durante três semanas, permite reduzir entre 7% a 10% o colesterol”.

Carlos Lopes na frente da Maratona
Foi um dos melhores da sua geração e uma referência mundial do atletismo de longa distância. Sobressaiu tanto nas provas de pista, como nas de estrada e no corta-mato, mas, hoje, o seu nome invoca de imediato uma memória muito grata a todos os portugueses: foi este o maratonista que trouxe para Portugal a 1ª Medalha de Ouro Olímpica (Los Angeles, 1984). Um momento histórico!

Numa alusão clara ao nome da iniciativa e pelo facto de constituir um exemplo da determinação e da capacidade de alcançar os objectivos a que se propõem, Carlos Lopes é o rosto desta iniciativa. “Foi com imenso prazer que aceitei ser o embaixador da ‘Maratona Danacol contra o Colesterol’ porque considero que é uma iniciativa muito louvável, na medida em que apela ao combate ao excesso de colesterol, bem como à promoção de um estilo de vida saudável”, destaca o ex-maratonista.

Para acompanhar a Maratona Danacol Contra o Colesterol aceda a www.danacol.pt.

 


Sobre Danacol
Danacol é um leite fermentado magro que combina os fermentos tradicionais do iogurte com um ingrediente natural de origem vegetal, os esteróis vegetais, que – está cientificamente comprovado – ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Danacol tem 1,6 g de esteróis vegetais.