Dia Mundial do Rim 2012




"Doar – Rins para a Vida – Receber"

Dia Mundial do Rim 2012

 

A Sociedade Portuguesa de Nefrologia assinala, no dia 8 de Março, o Dia Mundial do Rim, este ano subordinado ao tema "Doar – Rins para a Vida – Receber", destacando os resultados positivos do transplante renal e o facto de a doação poder salvar vidas.

Um dos objectivos principais da campanha deste ano visa promover a resolução de atitudes mais saudáveis, nomeadamente através da redução da ingestão de sal, fazendo uma alimentação mais equilibrada com uma maior ingestão de água por dia, atingindo um peso saudável e praticando 30 minutos de exercício físico diariamente.

Nesse sentido, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia irá promover diversas iniciativas de sensibilização por todo o país, de modo a alertar a população para o problema da doença renal crónica e os benefícios que o transplante renal poderá trazer aos doentes.

Na fase mais avançada da evolução da doença renal crónica, ou estádio 5, surge o esgotamento total das funções renais, que terão de passar a ser substituídas pela diálise ou por um transplante. A pessoa transplantada não deixa de ser um doente renal, necessitando de efectuar sempre medicação com a finalidade de evitar a rejeição do rim transplantado.

Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer de doença renal crónica. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem qualquer possibilidade de recuperação.

Todos os anos surgem mais de dois mil novos casos de doentes em falência renal. Em Portugal existem actualmente cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e cerca dois mil aguardam em lista de espera a possibilidade de um transplante renal.