Programa de visitas “À descoberta da Fábrica da Pólvora”


 

Programa de visitas "À descoberta da Fábrica da Pólvora" vai ter início

 

A Fábrica da Pólvora de Barcarena é cenário de um programa de visitas temáticas que decorre, aos terceiros domingos de cada mês, entre 19 de Fevereiro e 18 de Novembro, das 11H30 às 13H00. Sob o título "À descoberta da Fábrica da Pólvora", esta iniciativa tem por objectivo fomentar a descoberta da história local junto do público em geral, com especial enfoque nas famílias. A participação está sujeita a marcação prévia, a qual deve ser feita até às 17H00 da véspera, pelo e-mail fabricadapolvoradebarcarena@cm-oeiras.pt ou pelos telefones 210977422/3/4.

 

A sua realização, que potencia parcerias entre o Município e investigadores que têm escolhido a Fábrica para a realização de estudos, tem por objectivo divulgar a Exposição Fio da Memória – Operários da Fábrica da Pólvora de Barcarena, que ali está patente até ao dia 31 de Dezembro.

 

A primeira visita, marcada para o dia 19 de Fevereiro, intitula-se " A energia hidráulica na Fábrica da Pólvora de Barcarena, é guiada por José Luís Gomes, membro do Grupo dos Amigos do Museu da Pólvora Negra. No dia 18 de Março, Mónica Almeida realiza a visita "A Segurança na Fábrica da Pólvora de Barcarena".

 

As visitas dos meses de Abril a Setembro são dedicadas ao Museu e à Exposição Fio da Memória, sendo realizadas pelo respectivo comissário, Rogério Abreu.

 

As restantes quatro visitas têm como guias investigadores especialistas: em Outubro, "A Produção da Pólvora Negra na Fábrica de Barcarena/A Revolução Industrial e as suas repercussões na Fábrica, por Filomena Ribeiro; em Novembro, "A Azulejaria da Fábrica da Pólvora de Barcarena, por José Meco.

 

O enfoque das visitas tem em conta o percurso pedestre definido, com base nos temas seleccionados, dos edifícios e estruturas que integram o percurso museológico, privilegiando-se e destacando-se os aspectos que se prendem com a dicotomia Património imaterial / história local.