PronoKal(R) apresenta resultados dos estudos DiaproKal e ProKal

 

Estudos comparam a Dieta Proteinada com a Hipocalórica, avaliando a sua eficacia e segurança em doentes obesos (ProKal) e em doentes obesos e diabéticos tipo 2 (DiaproKal)

 

PronoKal® apresenta resultados dos estudos DiaproKal e ProKal

 

  

·         Dados do estudo DiaproKal, revelam que, devido à perda de peso, 85% dos diabéticos tipo 2 que seguem uma dieta proteinada alcança valores normais hemoglobina glucosilada (HbA1c) no final de dois meses.

 

·         O Estudo ProKal demonstrou também que os doentes que seguem uma Dieta Proteinada perdem  3 vezes mais peso do que agueles em dieta hipocalórica.

 

 

A PronoKal®, empresa especializada na abordagem do excesso de peso e da obesidade através da dieta proteinada, apresenta os resultados preliminares do Estudo DiaproKal e do Estudo ProKal, durante a 10ª Jornada Nacional de Obesidad y factores de riesgo cardiometabólico (RCM), que decorre no Hospital Gregorio Marañón de Madrid. Os dois estudos, que decorrem em centros hospitalares de primeira linha em Espanha, avaliam a eficacia da dieta proteinada em diferentes tipologías de doentes: DiaproKal incide sobre doentes com excesso de peso e diabetes tipo 2 ou prediabetes; e ProKal, sobre doentes obesos.

 

A décima edição desta Jornada de Obesidad, que decorreu em Fevereiro de 2012, reuniu os principais especialistas espanhóis no tratamento de excesso de peso e obesidade, com o objectivo de debater a actualidade da desta patología, e partilhar experiências sobre as mais recentes abordagens da doença.

 

"Quisemos apresentar os mais recentes resultados preliminares dos nossos estudos clínicos mais relevantes no ámbito desta 10ª Jornada de Obesidad. Os dados estão recolhidos estão a ter um grande apoio por parte da comunidade médis o que nos incentiva a proseguir com a nossa investigação", explica o Dr. Ignacio Sajoux, Medical Adviser da PronoKal®.

 

O Estudo DiaproKal

 

O Estudo DiaproKal é um ensaio clínico aberto, controlado, aleatório prospectivo e multicêntrico, que avalia a segurança e tolerabilidade da diete proteinada (DiaproKal) em comparação com uma dieta hipocalórica, em doentes diabéticos obesos durante 4 meses.

 

Entre os indicadores avaliados por este estudo está o perímetro da cintura (PC), um dos principais indicares de risco para a saúde. Os doentes tratados com DiaproKal apresentaram uma redução média de 9,97cm deste perímetro, mais do dobro do que foi atingido pelos doentes que seguiram uma dieta hipocalórica, que tiveram uma redução média de 4,94 cm. Esta redução permitiu que em apenas 2 meses, 40% dos doentes em tratamento com Diaprokal tenham atingido um PC abaixo daquele considerado com elevado risco cardiovascular (102cm para os homens e 88cm, para as mulheres), meta atingida por 17,65% dos doentes em tratamento com uma dieta hipocalórica.

 

Da mesma forma, no que se refere à evolução da hemoglobina glucosilada (HbA1c), o estudo demonstra que a média diminui de forma significativamente desde a primeira visita até aos dois meses de tratamento, no grupo tratado con dieta proteinada. Em concreto, no grupo tratado con DiaproKal, 85% dos doentes atingiram valores abaixo de 7% (nivel de segurança); enquanto que no grupo que seguiu uma  dieta hipocalórica, 60% apresenta este valor normalizado.

 

Os dados foram apresentados pelo Dr. Albert Goday, coordenador do Estudo DiaproKal e director de secção do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital del Mar de Barcelona, no âmbito da mesa "Obesidade e DM2". Nesta mesa foi debatida a situação actual da diabetes relacionada com a obesidade assim como as recente evolução do tratamento, sendo apresentados estes e outros dados preliminares de dois meses do estudo DiaproKal.

 

O Estudo ProKal

 

O Estudo ProKal é um ensaio clínico que avalia a eficácia do Método PronoKal® (Dieta Proteinada) versus una dieta hipocalórica equilibrada, na redução do peso em doentes obesos. O estudo está a ser desenvolvido na Unidade de Obesidade Hospitalar do Hospital General Universitário Gregorio Marañón em Madrid, sendo coordenado pelo Prof. Basilio Moreno, Presidente de la Fundación de la Sociedad Española para el Estudio de la Obesidad (SEEDO), director do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital General Universitario Gregorio Marañón.

 

A PronoKal® está a apresentar nas principais reuniões científicas os resultados preliminares de seis meses deste este estudo, segundo os quais os doentes que utilizaram o Método PronoKal® perderam em média 21,59 kg (-21%) depois de um ano de tratamento, em comparação com 6,68 kg (-7%) perdidos com uma dieta hipocalórica. De acordo com o Prof. Basilio Moreno, "Os resultados falam por si: os pacientes com Dieta Proteinada perdem 3 vezes mais peso que os da dieta hipocalórica, sempre so bum estrito controlo médico, de forma a asegurar a segurança do doente e garantir que não existe nenhum défice nutricional que possa colocar a sua saúde em risco".

 

No que se refere à evolução do Índice de Massa Corporal (IMC) ao longo de seis meses de tratamento, nas mulheres este indicador reduz-se significativamente com a Dieta Proteinada, para atingir um IMC de excesso de peso (<30), comparativamente com a doentes que seguiram uma dieta hipocalórica que continuam a achegar a um nível de obesidade de grau 1 (>30), com uma diferença de 4,69 pontos entre ambos os grupos.

 

 

Sobre o PronoKal® Group - www.pronokal.com

 

O PronoKal® Group, com sede em Barcelona e escritorios em Barcelona, Madrid e Valencia, está presente em Espanha desde 2004, contando com uma equipa de mais de 200 pessoas. A missão da empresa é a abordagem do excesso de peso e da obesidade através da dieta proteinada e mediante protocolos de controlo médico. 

 

Um dos principais pilares da empresa é o trabalho de investigação, no ámbito do qual estão a ser desenvueltos varios estudos científicos cujo objectivo é avaliar a tolerabilidade, segurança e efivácia dos seus programa de perda de peso, e cujos resultados preliminares estão a ser bastante positivos. Da mesma forma, a formação contínua dos profissionais que trabalham com a empresa, outro dos pilares da empresa.

 

Da equipa da PronoKal fazem parte dietistas-nutricionistas, que dão apoio ao doente durante todo o proceso de perda de peso, delegados de informação médica e pessoal administrativo. Colaboram também especialista em actividade física, em coaching e especialistas em cozinha que dão ideias criativas e fáceis para menus saudáveis.

O PronoKal® Group conta também actualmente com mais de 2.000 médicos prescritores en Espanha. Graças a esta equipa, mais de 200.000 doentes confiam na empresa.