Site da Siemens esclarece dúvidas sobre radiação médica



Empresa lançou também Centro de Informação sobre dose baixa de radiação para médicos e pessoal clínico

Site da Siemens esclarece dúvidas sobre radiação médica

O que é a radiação médica? Em que exames é que estamos expostos a radiação? Esta radiação é prejudicial para a saúde? As respostas a estas e outras perguntas estão agora disponíveis no site www.medicalradiation.com, especialmente desenvolvido pela Siemens a pensar em todas as pessoas que já fizeram ou têm de fazer um raio-X ou um exame de medicina nuclear.

Com conteúdos produzidos e compilados por jornalistas da área científica e especialistas do sector Healthcare da Siemens, neste site será possível aceder a detalhes básicos sobre a radiação médica, informações sobre a possibilidade se de minimizar a exposição à radiação, mas também aos princípios fundamentais da física associados a esta temática e a uma introdução aos procedimentos em imagiologia.

No www.medicalradiation.com estará também disponível um glossário que, de forma sucinta e de fácil leitura e compreensão, aborda os termos técnicos mais comuns na área da radiação e imagiologia.

Centro de informação sobre dose baixa de radiação
Em simultâneo com o lançamento deste site para o público em geral, a empresa acaba de se tornar a primeira empresa de engenharia médica do mundo a oferecer um centro de informação sobre dose baixa de radiação na Internet vocacionado para médicos e outros profissionais clínicos. Disponível em www.siemens.com/low-dose, esta plataforma, em inglês, visa a educação e informação contínua sobre o tópico da redução de dose de radiação ao fornecer informação básica sobre radiação de raio-X, inovações técnicas relacionadas com redução de dose, bem como exemplos de aplicações e protocolos de dose obtidos através da prática clínica diária.

O conteúdo está estruturado na plataforma de acordo com as áreas de especialidade e tendo em conta os mais importantes métodos de imagiologia que utilizam raio-X ou radiação radioactiva ionizante.

Proteger os pacientes e os profissionais clínicos da radiação e reduzir a dose em medicina foram sempre uma prioridade para a Siemens. A empresa acredita que só através da promoção da formação regular e do acesso a informação actualizada será possível reduzir a exposição à radiação em radiologia e medicina nuclear. 

É por isso que médicos e outros profissionais clínicos vão ter acesso imediato a esta nova plataforma informativa - o centro de informação sobre dose baixa de radiação da Siemens. Esta ferramenta permitirá aceder a formação e material informativo sobre a possível redução da dose nos equipamentos mais relevantes da Siemens, que produzem imagens clínicas com recurso a raio-X ou radiação radioactiva.
Inovação em radiologia de diagnóstico

Através das várias inovações técnicas levadas a cabo pelo sector Healthcare, a Siemens tem vindo a contribuir para a redução dos níveis de radiação em radiologia de diagnóstico e interventiva. Actualmente a empresa disponibiliza diversas aplicações combinadas para reduzir a exposição (CARE - Combined Applications to Reduce Exposure). Estas aplicações permitem reduzir substancialmente níveis de dose, mantendo, simultaneamente, uma qualidade de imagem consistente. As aplicações CARE também preparam relatórios de exames que contêm informações sobre o paciente, o respectivo protocolo e os valores da dose. Os médicos podem analisar esta informação de acordo com diferentes critérios e, consequentemente, optimizar os seus protocolos e processos.

De forma a apoiar a formação dos utilizadores, a Siemens tornou-se o primeiro fabricante de produtos de engenharia médica a publicar um "Guide to Low Dose". Para além de informação básica sobre exposição à radiação, este manual contêm informações abrangentes sobre como os níveis de radiação podem ser reduzidos em todos os métodos de imagiologia, de forma a proteger pacientes e pessoal clínico.

No início de 2010, a Siemens, através da iniciativa SIERRA (Siemens Radiation Reduction Alliance – Aliança Siemens para a Redução da Radiação), formou um painel de especialistas que tem como objectivo apoiar a redução da dose em Tomografia Computorizada (TAC). Os membros deste painel são 15 especialistas em radiologia, cardiologia e física, reconhecidos internacionalmente pelas suas publicações sobre níveis de dose em TAC. Como resultado destes esforços, desenvolveu-se material de formação para utilizadores de TAC, já disponível neste novo centro de informação da Siemens.

A Siemens também organizou o “International CT Image Contest” pelo segundo ano consecutivo. Através desta iniciativa, a empresa convida institutos e clínicas de todo o mundo a enviar as suas melhores imagens clínicas recolhidas com equipamentos TAC da Siemens, utilizando níveis mínimos de dose de radiação. Estas foram depois avaliadas por um júri composto por vários peritos internacionais de renome. Os vencedores desta competição foram anunciados no final de Novembro de 2011, no Congresso da Sociedade de Radiologia Norte Americana, em Chicago.

O centro de informação sobre dose baixa de radiação está disponível em www.siemens.com/low-dose.
Advertência: Os produtos mencionados aqui não estão comercialmente disponíveis em todos os países. A disponibilidade futura em qualquer país não pode ser garantida. Mais detalhes disponíveis junto das organizações locais da Siemens.

Sobre a Siemens S.A.
A Siemens está em Portugal há mais de 105 anos, sendo líder no fornecimento de soluções de engenharia nos sectores de Indústria, Energia, Saúde e Infra-estruturas & Cidades. Com cerca de 2000 colaboradores, duas unidades de produção e numerosas parcerias com o meio académico, a empresa desempenha um papel activo no desenvolvimento económico do país. A Siemens Portugal detém centros de competência mundiais para actividades como produção de energia, transmissão e distribuição, terminais aeroportuários modulares, sistemas de tratamento de bagagens, contabilidade, Recursos Humanos, serviços financeiros e Governance.

O sector Healthcare da Siemens é um dos maiores fornecedores do mundo no ramo dos cuidados de saúde e um empreendedor na imagiologia médica, diagnósticos laboratoriais, tecnologia de informação médica e próteses auditivas. A Siemens oferece aos seus clientes produtos e soluções que abrangem todo o espectro dos cuidados ao paciente – desde a prevenção e detecção precoce, passando pelo diagnóstico e tratamento até aos cuidados pós-tratamento. 

Optimizando os fluxos de trabalho clínicos para a maioria das doenças comuns, a Siemens também melhora e torna mais rápida e eficiente a prestação de cuidados. A empresa emprega mais de 51.000 pessoas a nível mundial e opera em todo o mundo. No ano comercial de 2011 (até 30 de Setembro), o sector alcançou receitas de €12.5 mil milhões e lucros de cerca de €1.3 mil milhões. Para mais informações visite: www.siemens.com/healthcare.