Poderoso Anti-Depressivo


Erva-Cidreira (Melissa officinallis)

Diz o povo que tomar chá de Erva-Cidreira todas as manhãs, adoçado com mel, traz de volta a juventude e fortalece o cérebro. Descubra como.

Originária da Europa Meridional, as suas propriedades calmantes e sedativas são conhecidas desde a antiguidade clássica, onde esta planta
era utilizada para acalmar estados de stress, cansaço e insónias. A saúde feminina beneficia das suas acções medicinais, pois ajuda a regular a menstruação, atenua as cólicas e actua no útero aliviando a sensação de desconforto.

Benefícios
É rejuvenescedora e calmante, tem um efeito tranquilizante e revitalizante sobre a mente. É anti-alérgica, anti-depressiva, digestiva, hipotensora, revigorante, sudorífera e anti-espasmódica.

Os óleos essenciais presentes nas suas folhas contêm as seguintes substâncias: terpenos, com efeito relaxante; taninos, com efeito antiviral; e eugenol, com acção calmante sobre os espasmos musculares. Trata ainda as dificuldades da digestão, constipações, gripes e febres e ajuda na eliminação dos gases presentes no tubo digestivo.

Estudos recentes apontam-na como benéfica na função cognitiva, ajudando a diminuir a agitação dos doentes de Alzheimer.

Contra-indicações
Não deve ser ingerida por grávidas, doentes que estejam em tratamento
da tiróide e pessoas com hipersensibilidade à planta. Apesar de ser antialérgica, consumida em excesso pode irritar as peles mais sensíveis.

D I C A S

Saúde
Se sofre de insónias prepare este chá calmante: coloque 2 colheres (chá) de folhas de Erva-Cidreira em meio litro de água a ferver e deixe repousar por 10 minutos. Coe e beba o chá antes de se deitar.

Beleza e Bem-estar
Relaxe com um banho de imersão: encha a banheira com água quente, inferior a 32ºC, enquanto prepara a infusão de plantas. Para isso junte 500g de folhas de: Erva-Cidreira, Malva, flores de Tília e Valeriana em 4 litros de água e leve a ferver durante 15 minutos.

Coe e junte este chá à água do banho. Entre na água e deixe-se envolver pela suavidade.

Curiosidade
Apesar de ser utilizada com maior frequência em chás, pode acrescentar
uma folha de Erva-Cidreira a sumos e molhos. É ainda um excelente aromatizante em gelados, pratos de frutas e em doces.

Remédios Naturais

Chá refrescante de Erva-Cidreira com Hortelã

Ingredientes:
1 l de água;
1 chávena (chá) de folhas de Hortelã;
2 chávenas (chá) de folhas de Erva-Cidreira picadas.

Preparação:
Leve a água com as folhas ao lume e quando levantar fervura retire de imediato. Coe e adoce a gosto com açúcar ou mel. Leve ao frigoríficono mínimo 2 horas antes de beber.

Aliviar a dor de dentes e inflamações nas gengivas

Ingredientes:
1 l de água;
1 chávena (chá) de folhas de Erva-Cidreira picadas.

Preparação:
Junte as folhas da Erva-Cidreira à água e leve a ferver por 5 minutos. Retire do lume, tape e deixe repousar durante 30 minutos. Bocheche até a diminuir a dor.

Para o bom humor e tranquilidade

Ingredientes:
75 g de folhas secas de Erva-Cidreira;
20 g de Camomila;
15 g de Hortelã;
300 ml de água a ferver.

Preparação:
Junte todas as plantas na água a ferver e deixe em infusão por 10 minutos.
Coe e beba o chá três vezes ao dia.