ÍNDICE ÓMEGA-3 PIONEIRO PREVÊ ACIDENTES CARDIOVASCULARES





 

II Seminário "Benefícios do Ómega-3"

 

ÍNDICE ÓMEGA-3 PIONEIRO PREVÊ ACIDENTES CARDIOVASCULARES

 

·         Investigador alemão que inventou o HS-Omega-3 Index® alerta para os baixos níveis de ácidos gordos Ómega-3 nas populações dos países Ocidentais

·         Iniciativa da Fileira do Pescado assinala Dia Internacional do Ómega-3, celebrado a 3 de Março

 

O investigador e cardiologista alemão Clemens von Schacky, apresentou pela primeira vez em Portugal, a convite da Fileira do Pescado, o HS-Ómega-3 Index®, um biomarcador pioneiro que permite prever e prevenir eventos cardiovasculares, fatais e não fatais, aceite e validado pelas comunidades médicas alemã e americana, tendo feito testes de rotina para avaliação do nível de Ómega-3 na população.

 

De acordo com Clemens von Shacky, o HS-Omega-3 Index® é uma forma precisa e validada de medir os níveis de ácidos gordos Ómega-3 nos glóbulos vermelhos. Todos os estudos realizados apontam para que o HS-Omega-3 Index® ideal deva situar-se entre os 8% e os 11 %. Nos países ocidentais, os resultados têm ficado abaixo desse intervalo, frequentemente nos 4%.

 

"Muitos estudos científicos têm vindo a demonstrar um efeito positivo dos ácidos gordos ómega-3 (DHA e EPA) marinhos em diversas áreas como a cardiologia, a psiquiatria, gravidez, entre outras. Os estudos que desenvolvemos revelam que os indivíduos com um HS-Omega-3 Index® alto são fisicamente mais aptos do que os que registam um índice baixo, sendo raros os casos de acidentes cardiovasculares súbitos nos indivíduos com valores elevados", explica Clemens von Shacky.

 

Os estudos realizados por este investigador demonstram também que a análise dos níveis de Ómega-3 pode fornecer dados importantes sobre a gravidez e o desenvolvimento do feto. Outras áreas de aplicação do índice são a prevenção e tratamento de doenças mentais e do declínio intelectual relacionado com o envelhecimento.

 

O Psiquiatra e Mestre em Neurociências, António Sampaio, confirma a importância do novo HS-Ómega-3 Index®, destacando o papel da alimentação como pilar fundamental do normal desenvolvimento do Homem, nomeadamente no que se refere ao Sistema Nervoso Central, apresentando alguns estudos que relacionam o elevado consumo de peixe a baixas taxas de perturbações depressivas, ansiosas e a uma menor incidência de défice cognitivo relacionado com a idade.

 

A Fileira do Pescado organiza pelo segundo ano consecutivo um seminário subordinado ao tema "Benefícios do Ómega-3" com o objetivo de assinalar o Dia Internacional do Ómega-3, que se celebra no sábado, dia 3 de março.

 

Esta iniciativa surge no âmbito da campanha "Pescado Controlado", iniciada em 2010, e que tem como objetivo promover os benefícios do consumo de pescado – fresco, congelado, seco ou em conservas - para a saúde, bem como valorizar a qualidade e sustentabilidade do pescado consumido em Portugal.

 

Mais informações sobre a Fileira do Pescado e a suas iniciativas em www.fileiradopescado.com.