Oeiras investe no Programa “Tempo Jovem”

Oeiras investe no Programa "Tempo Jovem"

 

A Câmara Municipal de Oeiras dá, este ano, prosseguimento ao Programa "Tempo Jovem", que tem como objectivo fundamental a ocupação dos tempos livres dos jovens, através do contacto com actividades estruturadas e organizadas em variadas áreas de actividade profissional da autarquia ou de instituições do concelho. A realização deste projecto consiste num compromisso orçamental no valor de € 262.800,00, já aprovado em Reunião de Executivo.

 

Este programa destina-se a jovens residentes no Concelho de Oeiras, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos e no mínimo, com o 9º ano de escolaridade concluído. Podem ainda inscrever-se os filhos dos funcionários da Câmara Municipal de Oeiras e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora que tenham entre os 16 e os 30 anos de idade, nos meses de Julho, Agosto e Setembro.

 

Com a realização deste projecto, os participantes podem ocupar os seus tempos livres com tarefas úteis em várias áreas, que vão da administrativa ou informática à social, passando pela realização de inquéritos, ou pelo apoio à infância. Também disponíveis  estão actividades de índole cultural, recreativa e desportiva, bem como de estudo e investigação.

 

Refira-se que, a política do Município de Oeiras, para a área da juventude, tem revelado uma constante preocupação com a formação e qualificação dos seus jovens, numa óptica da sua melhor inserção no mundo profissional e preparação para o futuro.

 

Também a preparação para o exercício consciente e activo dos direitos de cidadania se tem revelado nesta política, que procura dotar os jovens de experiências que os enriqueçam na sua relação, não apenas com o mercado de trabalho, mas principalmente com a sociedade em que se encontram inseridos.

 

Os referidos objectivos têm vindo a ser alcançados com implementação e desenvolvimento de diversos Programas, nomeadamente de ocupação de tempos livres e estágios profissionais, quer de iniciativa estritamente municipal, quer em parceria com outras entidades.