Associação Portuguesa de Podologia














APP promove «Jornadas
do Pé Diabético»

Diminuição das taxas de amputação dos membros inferiores em consequência da diabetes poderá estar associada à intervenção dos podologistas, através de programas de educação sobre o pé diabético, ações de rastreios e intervenção clinica no estudo do pé diabético.

A Associação Portuguesa de Podologia (APP) e a CESPU (Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário) vão promover, no próximo sábado, 7 de Julho, as «Jornadas do Pé Diabético», no auditório da CESPU de Famalicão.
 
O programa das jornadas terá início às 9h15, com a realização de uma caminhada pelos diabéticos.

Manuel Azevedo Portela, presidente da APP, explica que as «Jornadas do Pé Diabético» assumem-se como “uma profunda reflexão multidisciplinar acerca do tema pé diabético”. Alertando para os números revelados pelo Observatório Nacional da Diabetes, que dão conta de um aumento da incidência da diabetes no nosso país, o responsável salienta, no entanto, que no caso da patologia do pé “parece haver uma inversão das tendências, já que desde 2004 têm vindo a diminuir as taxas de amputação dos membros inferiores em consequência da diabetes”.

A inversão destes resultados poderá associada à intervenção dos podologistas, através de programas de educação sobre o pé diabético, ações de rastreios e através da intervenção clinica no estudo do pé diabético e no controlo dos fatores predisponentes das amputações”, acrescenta, sublinhando também a importância das novas tecnologias como importante auxílio.

Perante o cenário apresentado, conclui, “é fundamental a análise critica e criteriosa dos dados, bem como a reflexão sobre as medidas a tomar no sentido da inversão dos dados negativos e o reforço dos positivos”.

Conheça todo o programa aqui

 Este evento dirige-se a médicos, podologistas, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros profissionais de saúde –, mas também de um carácter de beneficência, uma vez que as receitas angariadas reverterão a favor da APDP – Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

 http://www.appodologia.com/images/stories/logo.png