Mercado Farmacêutico: forte crescimento até 2016

Despesa global com medicamentos deve chegar aos 1,2 biliões de dólares em 2016
 
Relatório da IMS Institute for Healthcare Informatics revela que os gastos com medicamentos em todo o Mundo irão aumentar entre 5% a 7%, após vários anos de crescimento lento
 
A despesa do mercado global farmacêutico vai ter um forte crescimento nos próximos anos, de 956 mil milhões de dólares em 2011, para quase 1,2 biliões de dólares em 2016, representando uma taxa composta de crescimento anual entre 3% a 6%. A previsão é da consultora IMS Health no seu relatório, “O Uso Global dos Medicamentos: Outlook até 2016”.
 
O aumento da despesa global anual deve mais do que duplicar até 2016, impulsionado pelo crescente volume nos mercados farmacêuticos emergentes e um pequeno aumento dos gastos nos países desenvolvidos. A despesa nos mercados farmacêuticos emergentes deve subir para quase o dobro, enquanto os sistemas de saúde nos países desenvolvidos devem verificar um aumento da despesa historicamente baixo.

O fim de várias patentes, que atingirá um pico em 2012, bem como a implementação de medidas de contenção de custos por parte dos pagadores, terá relevantes consequências no crescimento da despesa dos medicamentos de marca até 2016, que se situará entre os 0% e 3%.
 
Os mercados desenvolvidos devem verificar, este ano, o seu menor crescimento anual, menos de 1% (3 mil milhões de dólares) e posteriormente ter uma recuperação entre os 18 e os 20 mil milhões de dólares, de 2014 a 2016.