Sugestões para utilizar o detergente de um modo correto, eficaz e amigo do ambiente



Um dos principais objetivos quando lavamos roupa à máquina é alcançarmos os melhores resultados ao nível da limpeza e remoção de nódoas. Assim, e por forma a atingir este objetivo, é fundamental utilizar o detergente corretamente, adicionando em cada lavagem a quantidade certa. Desta forma, Persil recomenda:

Dosear o detergente corretamente
Uma regra fundamental para a correta utilização de detergente é ter em atenção a dosagem referida na embalagem do fabricante relativamente à dureza da água e à sujidade da roupa. Utilizar pouco detergente, pode resultar numa lavagem ineficaz, em que os resultados ficam aquém do esperado. Por outro lado, utilizar detergente em excesso, não é económico nem amigo do ambiente, aumentando a dificuldade em enxaguar a roupa de uma forma eficaz, podendo originar a acumulação de espuma e resíduos, o que poderá provocar manchas desagradáveis na roupa, para além de a longo prazo, poder provocar avarias na máquina de lavar.

Detergente indicado para cada lavagem
Não utilize na sua máquina de lavar roupa detergente especialmente desenvolvido para lavar roupa à mão e vice-versa. Cada tipo de detergente é especificamente desenvolvido para as respetivas situações: lavagem à mão ou à máquina. Misturá-los ou trocá-los fará com que a sua lavagem não seja eficaz, podendo ter que a repetir.

Detergentes amigos do ambiente
Prefira detergentes que garantem uma limpeza perfeita também a baixas temperaturas, por forma a gastar menos energia em cada lavagem e, em consequência, proteger o ambiente.

Máquinas de carga superior
Nas máquinas de carga superior nunca coloque o detergente em pó ou líquido no topo da roupa, pois este poderá não dissolver-se convenientemente, evitando uma lavagem eficaz.

Detergente apropriado
Se possível utilize sempre um detergente específico para o tratamento da roupa em questão: preta/escura, de cor ou branca. Os resultados serão seguramente maximizados.