Ano do Brasil em Portugal vai começar. Agora!







Espetáculos e concertos gratuitos, exposições de arte e design, um festival literário, gastronomia e um seminário de economia criativa marcam a abertura desta mostra do Brasil contemporâneo em Portugal.

O Ano do Brasil em Portugal vai começar já neste mês de setembro. Nos dias 21, 22 e 23 (sexta, sábado e domingo) realizam-se diversos eventos de lançamento desta iniciativa que pretende trazer para Portugal, até junho de 2013, um olhar renovado sobre o Brasil atual.

Os momentos altos deste fim de semana de arranque são os concertos públicos gratuitos que se realizam no Terreiro do Paço, na noite de sábado – com Ney Matogrosso e Monobloco – e no final da tarde de domingo – com um diálogo musical luso-brasileiro com os artistas Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Zé Ricardo, Carminho, Boss AC e Paulo Gonzo.

Grandes nomes da cultura contemporânea brasileira, tais como Ney Matogrosso, Monobloco, Martinho da Vila, Zeca Baleiro (música), Luis Fernando Veríssimo, Paulo Lins (literatura, integrados no festival LeYa no Rossio) Hélio Oiticica, Zanini de Zanine (artes), Marcelo Rosenbaum, Ronaldo Fraga (indústrias criativas), Alex Atala, Thiago e Felipe Castanho e Roberta Sudbrack (gastronomia) já garantiram presença.

A nível institucional, também são esperadas as participações da Ministra da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda, do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Portugal, Paulo Portas, do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Marco Antonio Raupp, do Secretário de Estado da Cultura português, Francisco José Viegas, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa e dos Comissários do Ano de Portugal no Brasil e do Ano do Brasil em Portugal, respetivamente, Miguel Horta e Costa e António Grassi.

O convite está lançado a todos os portugueses. Agora!

Consulte o Programa Aqui!