Dia Mundial do Coração


Instituto Becel alerta: doenças cardiovasculares afetam mais mulheres do que homens

O estilo de vida que adotamos define o estado da nossa saúde. A falta de cuidados alimentares, de atividade física, o tabaco, o stress e o sal definem o peso, o colesterol elevado e a hipertensão arterial, são os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Esta é a principal causa de morte em Portugal, com maior incidência nas mulheres do que nos homens. As mulheres acreditam que a principal causa de morte do seu género são os tumores malignos quando, na realidade, esta é a segunda causa. A primeira são as doenças cardiovasculares.
Por cada 100.000 mulheres, foram registados 342,7 óbitos. Apesar de existir um decréscimo em relação a 2002, este número continua bastante elevado.

Se os estudos indicam que as mulheres estão cada vez em maior número na população, bem como no ensino secundário e superior, como é que ainda não se consciencializaram em relação à saúde dos seus corações?

No mundo os números são igualmente alarmantes, 1 em cada 3 mortes de mulheres está relacionada com doenças cardiovasculares. Ao fazermos as contas, é perto de uma morte por minuto devido a este tipo de doenças.

Infelizmente, este, também, é um mal que cada vez mais afeta as crianças portuguesas, com 3.4% das mortes devido a doenças cardiovasculares.

Controlar os fatores de risco!

Todos os fatores de risco e, consequentemente, as doenças cardiovasculares podem ser controlados por cada um de nós. Embora as mudanças de estilo de vida nem sempre sejam fáceis de fazer, diminuem significativamente o risco de adoecermos.

É preciso saber como estão os valores do colesterol e a tensão arterial. Este é o ponto de partida essencial para uma mudança.

O colesterol elevado é um mal silencioso que afeta dois em cada três portugueses, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O colesterol total é constituído por duas partes: o colesterol LDL e o HDL. Quando o colesterol LDL – “Mau Colesterol” – está em excesso, vai depositar-se na parede das artérias, conduzindo ao seu estreitamento. O “Bom Colesterol” ou Colesterol HDL, leva o excesso de colesterol de volta para o fígado, para ser eliminado, ajudando desta forma à “limpeza das artérias”.

Apesar do colesterol elevado estar associado e aumentar com o excesso de peso e obesidade, qualquer pessoa pode ter uma presença excessiva. Uma mulher pode ser geneticamente magra e, como tal, descuidar a sua alimentação e exercício físico: é importante medir o colesterol pois pode estar elevado.

Temos que estar informados e começar a combater estes males que afetam a sociedade portuguesa e o mundo. Temos de proteger os nossos corações e os corações daqueles que nos estão mais próximos.

Dicas para um estilo de vida saudável:

• Deixar de fumar! Além de potenciar os riscos de doenças cardiovasculares é, também, causador de tumores malignos, a segunda causa de mortes em Portugal.

• Controlar o nível do colesterol periodicamente. É essencial conhecer este número e mantê-lo sempre abaixo dos 190 mg/dl (colesterol total), dos 115 mg/dl, para o colesterol LDL, e 35 mg/dl o colesterol HDL. Os cremes vegetais para barrar, ricos em gorduras vegetais “boas”, são um grande aliado para manter e/ou reduzir o colesterol elevado.

• Manter uma alimentação saudável, rica em legumes, vegetais, fruta, cereais e peixe.

• Fazer exercício físico moderado com regularidade.

Para ainda mais dicas sobre um estilo de vida saudável, uma alimentação mais equilibrada e prevenção e redução do colesterol, consulte www.facebook.com/becelportugal e
www.facebook.com/menoscolesterol


Sobre o Instituto Becel

O Instituto Becel foi criado em 1975, com o intuito de sensibilizar a população portuguesa e os profissionais de saúde para a prática de uma alimentação equilibrada e saudável, desempenhando um papel activo na implementação de estilos de vida mais saudáveis.

Becel é uma marca da Unilever Jerónimo Martins, Lda. (ULJM), uma parceria com mais de 40 anos entre a Unilever e Jerónimo Martins.

Com unidades fabris localizadas em Sacavém e em Sta. Iria de Azóia, a ULJM produz ou comercializa outras marcas tão familiares dos Portugueses como Ben & Jerry’s, Calvé, Cif, Comfort, Dove, Flora, Knorr, Lipton, Linic, Maizena, Olá, Planta, Rexona, Skip, Sun, Surf, Vaqueiro ou Vasenol.

A missão da ULJM é trabalhar todos os dias para criar um futuro melhor, ajudando as pessoas a sentirem-se bem, bonitas e a aproveitarem o máximo da vida, com marcas e serviços que são bonspara elas mas também para outros.

www.becel.pt
www.facebook.com/becelportugal
www.unilever-jm.com