ELIMINAR O TABACO DA EUROPA

FC BARCELONA E COMISSÃO EUROPEIA UNEM FORÇAS 
PARA ELIMINAR O TABACO DA EUROPA




Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=sU_DdGPC1tM



A Comissão Europeia (CE) e o FC Barcelona (Barça) apresentam uma parceria sem precedentes. A iniciativa "Quit Smoking with Barça" (Deixar de fumar com o Barça) (quitsmokingwithbarca.eu) vai tirar partido do sucesso da campanha da Comissão Europeia "Os ex-fumadores são imparáveis" e do apoio de milhões de fãs do Barça para ajudar 28 milhões de fumadores europeus* a abandonar o hábito de fumar para sempre.



A colaboração de um dos clubes desportivos mais prestigiados do mundo com uma instituição europeia é um projeto ambicioso nunca antes implementado a esta escala. A campanha "Quit Smoking with Barça" é a última e a mais audaciosa iniciativa da campanha premiada "Os ex-fumadores são imparáveis", e é a primeira vez que a Comissão Europeia colaborou com um parceiro desportivo que chega aos corações de milhões de pessoas. 

O programa não pretende julgar os fumadores, mas antes destacar os vários benefícios de deixar de fumar, combinando estas mensagens positivas com as ferramentas baseadas em factos comprovados da campanha "Os ex-fumadores são imparáveis". A iniciativa "Quit Smoking with Barça" proporciona aos adeptos do Barça, do futebol e do desporto em geral, um programa de formação em saúde personalizado com dicas diárias para deixar de fumar e encorajamento vindo diretamente dos corações e das bocas do próprio clube.



A campanha será impulsionada pelo iCoach www.exsmokers.eu, uma ferramenta de saúde digital gratuita e comprovada que já ajuda quase um quarto de milhão de pessoas em toda a Europa (equivalente a 1 em cada 500 fumadores) no seu trajeto para deixar de fumar para sempre. A partir de hoje o iCoach está disponível como aplicação para iPhone e Android.



"Através desta colaboração vamos procurar ajudar os adeptos do futebol na Europa a voltarem a ter o controlo da sua saúde e das suas vidas, encorajando-os a serem tão apaixonados pela sua saúde como o são pelo 'jogo bonito'", disse o Presidente do FC Barcelona, Sandro Rosell, durante o anúncio do lançamento na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas.


Rosell continuou, "Estamos orgulhosos por estar aqui hoje e trabalhar lado a lado com a Comissão Europeia para melhorar a saúde dos nossos adeptos e de todos os fãs do futebol. No Barça acreditamos com determinação no nosso slogan 'mais do que clube' e promovemos os valores do respeito, da saúde e do compromisso social. Os nossos fãs e membros deram-nos o seu apoio e dedicação incondicionais durante 113 anos, e é nosso dever velar pelo seu bem mais importante de todos – a sua saúde. O Barça sabe como o trabalho de equipa é importante para ultrapassar os desafios, por isso, através da campanha 'Quit Smoking with Barça' vamos ser os seus companheiros de equipa para os ajudar na sua batalha contra os cigarros. Vamos oferecer-lhes orientação, encorajamento e ajuda prática. Faço um apelo a todos os fumadores para aderirem a esta campanha."



Falando sobre a nova aliança, John Dalli, Comissário Europeu para a Saúde e a Defesa do Consumidor, disse "Estou muito satisfeito por trabalhar em conjunto com o FC Barcelona para ajudar os europeus a absterem-se de fumar. A Comissão Europeia possui um historial sólido em ações de sensibilização sobre o tabaco e na implementação com sucesso de medidas de controlo do tabaco na Europa. A nossa campanha 'Os ex-fumadores são imparáveis' está a ajudar centenas de milhares de homens e mulheres na sua viagem para uma vida sem tabaco, e esta colaboração deverá ajudar a amplificar a nossa mensagem. Usando a linguagem universal do futebol, podemos apoiar os esforços de mais europeus para deixar de fumar e tornarem-se ex-fumadores imparáveis para toda a vida."



O Dr. Jordi Monés, diretor responsável pelo departamento médico do Barça, e pioneiro da iniciativa anterior do clube contra o tabaco, "Barça Sense Fum" (Barça sem fumo), que resultou na proibição de fumar em todas as instalações do Barça, disse "O Barça está muito orgulhoso por colaborar com uma
instituição como a Comissão Europeia. Queríamos unir forças com o maior organismo público na Europa para convencer as pessoas a dar o primeiro passo para uma vida sem fumo. Tal como os nossos fãs nos apoiam e encorajam para a vitória, através da iniciativa 'Quit Smoking with Barça' vamos agora
apoiá-los no seu desafio mais difícil: deixar de fumar para sempre."





Mais informações:

Sítio Web de saúde pública da Comissão Europeia:
http://ec.europa.eu/health/tobacco/policy/index_pt.htm

Página da iniciativa "Quit Smoking with Barça"
http://www.quitsmokingwithbarca.eu

A campanha "Os ex-fumadores são imparáveis"
http://www.exsmokers.eu

O sítio Web oficial do FC Barcelona
http://www.fcbarcelona.com



A iniciativa "Quit Smoking with Barca" é um compromisso conjunto entre o FC Barcelona e a Comissão Europeia para adotar uma postura firme contra o tabaco e as quase 700.000 mortes causadas pelo mesmo na Europa todos os anos e que podiam ser evitadas. Tirando partido do poder da campanha da Comissão Europeia "Os ex-fumadores são imparáveis", e da iniciativa "Sense Fum" do Barcelona, a campanha vai encorajar e apoiar 28 milhões de fumadores em toda a *Europa, entre os 25 e 34 anos de idade, a abandonar o hábito de fumar e a tornarem-se ex-fumadores imparáveis para toda a vida