Programa inovador para doentes com artrite reumatoide




Hospital do Divino Espírito Santo lança programa inovador para doentes com artrite reumatoide

Patologia atinge 40 mil portugueses

O Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, inaugura hoje, no Serviço de Reumatologia, o programa "Tempo de Viver", um projeto criado com vista ao acompanhamento personalizado de doentes com Artrite Reumatóide, uma doença inflamatória crónica que atinge cerca de 40 mil portugueses e que, pelas suas características, tem um impacto significativo na qualidade de vida do doente e dos seus familiares.

A finalidade do programa "Tempo de Viver", que resulta de uma parceria com a farmacêutica Roche, é informar o doente, disponibilizando informação clara, completa e oportuna, sob a orientação e patrocínio do médico, procurando minimizar o abandono prematuro da terapêutica. O doente e a família recebem assim apoio especializado e individualizado ao longo do tratamento, através de uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, onde a enfermagem desempenha um papel central.

Na sessão de lançamento do programa estará presente a Dra. Margarida Moura, Presidente do Conselho de Administração do Hospital Divino Espirito Santo de Ponta Delgada, o Dr. Luís Maurício, Diretor do Serviço de Reumatologia deste hospital e Branca Barata, Diretora de Unidade da Roche Farmacêutica, que tecerão considerações sobre a importância deste tipo de iniciativas para melhorar o dia-a-dia de doentes e familiares.

Luís Maurício afirma que "este programa representa um passo importante na humanização e na proximidade dos serviços de saúde, fundamental para quem enfrenta uma doença como a Artrite Reumatoide, uma patologia crónica e debilitante do ponto de vista físico e emocional. Por outro lado, o "Tempo de Viver" contribui para a deteção rapida de problemas relacionados com a evolução da doença ou com a adesão terapêutica e tomar as medidas necessárias à sua resolução, para que a eficácia do tratamento seja cada vez maior."


"O Programa Tempo de Viver enquadra-se na nossa política de responsabilidade social e materializa de forma clara a nossa visão: "Os doentes estão no centro de tudo o que fazemos". Acreditamos que com esta iniciativa estamos a agregar valor aos hospitais, aos profissionais de saúde e sobretudo aos doentes e às suas famílias." Sublinha a Diretora da Roche Farmacêutica.
"O que é a Artrite Reumatoide?", "Como controlar os sintomas e doença", "Sexualidade e Gravidez na Artrite Reumatoide", "Queixas secas" e "A depressão na Artrite Reumatoide" são alguns dos temas abordados pela equipa de profissionais de saúde que integram o Programa Tempo de Viver e que são suportados por um conjunto de materiais informativos especificamente produzidos no âmbito deste projeto.