Mitos e Verdades

                                             Tem a certeza que sabe tudo sobre um dos ingredientes mais doces do mundo?

   TRÊS MITOS E VERDADES SOBRE O AÇÚCAR


É um pequeno prazer para muitos, um ingrediente indispensável para outros e, para a maioria, um alimento que faz parte integrante da dieta diária. Em excesso, tal como a maioria dos alimentos, pode tornar-se prejudicial e, por isso, em volta dele se foram criando alguns "monstros", histórias e contradições. Mas afinal o que se diz do açúcar é verdade ou não passa de um mito?

O açúcar é nutricionalmente pobre? MITO!
O açúcar é constituído apenas por hidratos de carbono. Ou seja, 1 grama de açúcar equivale a 1 grama de hidratos de carbono. Este nutriente é responsável por fornecer energia facilmente disponível para as células, por regular o funcionamento gastrointestinal, por ser veículo de micronutrimentos indispensáveis (vitaminas e sais minerais) e por promover o equilíbrio do açúcar no sangue, evitando falhas de energia. O açúcar, integrado numa dieta variada e equilibrada, pode assim fazer parte de uma vida saudável, ajudando até a tornar as suas refeições mais saborosas.
O açúcar ajuda à boa-disposição? VERDADE!
Os alimentos não são apenas uma fonte de energia. São também uma forma de obter prazer. Pesquisas recentes sugerem que as refeições ricas em hidratos de carbono como o açúcar influenciam a síntese de serotonina, a chamada "hormona da felicidade", molécula cerebral que melhora o humor e faz com que nos sintamos mais relaxados, calmos e menos preocupados.
As pessoas que comem muito açúcar tornam-se diabéticas? MITO!
A diabetes é uma doença crónica e complexa que resulta de uma deficiente capacidade de utilização pelo nosso organismo da nossa principal fonte de energia, a glucose. Segundo a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e ao contrário do que, tantas vezes, a crença popular afirma, o surgimento da diabetes não tem relação direta com o consumo de açúcar, já outros fatores de ordem genética, ambiental ou comportamental relacionados com estilos de vida e que resultam em doenças como a obesidade, têm sido apontados como fatores determinantes para o seu aparecimento.


Sobre a RAR Açúcar:
A RAR Açúcar, empresa do Grupo RAR, é um dos principais refinadores de açúcar portugueses. Com um volume de negócios de 76 milhões de euros e uma produção anual superior a 120 mil toneladas, a empresa tem uma presença significativa no mercado ibérico.


Sobre o Grupo RAR:
O Grupo RAR, um dos principais grupos económicos portugueses, integra um portfólio de negócios diversificado, que inclui as áreas de embalagem e contract manufacturing, alimentar, imobiliária, serviços e turismo. Com vendas de cerca de mil milhões de euros e mais de seis mil colaboradores, está presente em Portugal, Alemanha, Brasil, Espanha, Polónia e Reino Unido.