Ganhou: Deliciosos Kits de Chocolate



-->
Vencedores do Passatempo:

Ana R. S. - Maia
Inês D. - Porto
Joana J. - Esposende
Manuel A. P. - Sintra
Mariana A. - G. Ulmeiro
Maria H. G. - Amadora
Sara G. F. - Lisboa
Sigrid U. - Linda-A-Velha
Vitor R. - Tomar
Maria F. - Coimbra


Parabéns aos sorteados.


A Saúde Hoje online, em parceria com a ACHOC (Associação dos Industriais de Chocolates e Confeitaria) oferecem 10 Deliciosos Kits recheados de CHOCOLATE!
CHOCOLATE: MITOS E BENEFICIOS
   
Estudos científicos recentes vieram revelar que as pessoas que consomem regularmente chocolate têm peso adequado e até ligeiramente mais baixo do que quem não consome. Consumido com moderação fornece um valor calórico pouco significativo no dia alimentar total e pode ser uma forma de ajudar a cumprir uma alimentação mais equilibrada e saudável, desde que integrado num estilo de vida ativo.

A quantidade diária adequada varia em função das características de cada um mas, em termos médios e num ritmo de vida normal, aceitável uma porção entre os 25 e os 40 gramas, ou seja, até 4-5 “quadradinhos” de tablete, ou 2-3 bombons. Mas, se praticar uma regular atividade física ou uma prática desportiva acentuada, pode eventualmente ‘permitir-se’ à ingestão de uma maior quantidade.

MITOS:

O chocolate faz aumentar o colesterol?
Estudos científicos demonstram que a gordura presente no chocolate não aumenta os níveis sanguíneos de colesterol. Pelo contrário, os antioxidantes presentes em teores significativos no chocolate preto, podem ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

O chocolate causa acne?
É muito frequente atribuir-se ao chocolate o aparecimento ou agravamento da acne, mas nenhum estudo científico o comprova. A acne é uma situação cutânea que resulta essencialmente de um aumento da atividade hormonal com aumento da secreção sebácea. O consumo de chocolate não tem qualquer interferência com este processo e portanto não pode ser associado à acne.




O chocolate é nutricionalmente pobre?
O chocolate é um alimento de composição muito complexa que contém mais de 300 substâncias químicas diferentes e vários nutrientes necessários ao organismo, dependendo da variedade. O chocolate contém proteínas, gorduras, hidratos de carbono, algumas vitaminas e minerais e ainda antioxidantes que no chocolate preto estão presentes em quantidade apreciável.


BENEFICIOS:

O chocolate ajuda ao bom humor!
O chocolate contém feniletilamina, uma substância que o nosso cérebro utiliza para produzir serotonina. Trata-se da substância responsável pela sensação de bem-estar que obtemos, por exemplo, após fazer exercício físico ou quando se está apaixonado. É a chamada “hormona da felicidade”.

O chocolate ajuda a melhorar a concentração!
O chocolate fornece energia numa forma muito acessível ao cérebro e contém também teobromina, uma substância da família da cafeína que estimula a concentração. Por esta razão, quando precisamos de recuperar energia para continuar um trabalho intelectual, um ou dois quadrados de chocolate pode dar uma ajuda muito interessante.


Assina:
Dr.ª Ana Leonor Perdigão
Nutricionista




-->