É mais simples do que imaginamos



RECOMENDAÇÕES PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
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Produtos Hortícolas
Use e Abuse!
Todos são permitidos. São fontes de vitaminas, minerais e fibras e fornecem pouquíssimas calorias. Utilize-os em crum cozinhados ou em sopas.

Frutas
1 peça de cada vez, todas são permitidas
Não contém gordura, mas são ricas em açúcares, pelo que não deve abusar. São também uma boa fonte de vitaminas, minerais e fibras. Use-as de preferência em cru.

Leguminosas, Cereais e Derivados
Presentes diariamente a alimentação
Feijão, grão, lentilhas, arroz, massa, pão e cereais de pequeno-almoço. Todos são permitidos mas um de cada vez, em quantidades moderadas. Prefira as variedades menos refinadas. Ricos em amido, vitaminas e minerais, são uma excelente fonte de energia para o organismo.

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Carne e Derivados
Consumos moderados
Prefira as carnes brancas, como a de peru e frango, em detrimento das vermelhas, vísceras e enchidos. Boa fonte de proteínas e minerais como por exemplo o ferro. Retire as gorduras visíveis e a pele das carnes.




Peixe
Mais vezes na semana
Todos os peixes são permitidos, mas consuma peixes gordos pelo menos 2 vezes por semana. Ricos em proteínas, vitaminas, minerais, como por exemplo o fósforo e o iodo. Fornecem uma gordura mais saudável e em muito menor quantidade do que a carne.

Moluscos e Mariscos
Moluscos e mariscos só em ocasiões especiais
São ricos em colesterol.

Laticínios
Importantes em todas as idades
Prefira leite, iogurtes, queijo e requeijão meio gordos ou magros. São bons fornecedores de proteínas, cálcio e fósforo. Pode substituir um copo de leite, por dois iogurtes ou uma fatia de 30g de queijo.




Gorduras
Dê preferência às de origem vegetal
Azeite, óleos de amendoim, girassol e margarinas ou cremes vegetais para barrar. As gorduras são veículos das vitaminas A, D, E e K e fornecem os ácidos gordos essenciais.

Bebidas
Água sempre!
Água, chás e infusões. Excelentes fontes de hidratação do organismo. Para satisfazer as necessidades, recomenda-se beber 1,5 - 2L por dia.


Fonte:
Instituto Becel