Manual de Nutrição Infantil



Lançamento do Manual de Nutrição Infantil e apresentação da 2ª fase do Programa MUN-SI
-->
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, a Fábrica da Pólvora de Barcarena é palco do lançamento, pela Universidade Atlântica, do "Manual de Nutrição Infantil", um auxiliar educativo para os professores do 1º Ciclo, e da apresentação da nova fase do Programa MUNSI: Promoção da Saúde Infantil em Municípios.

Refira-se que, dos cinco municípios que participaram na primeira fase do MUNSI, Oeiras é o único que vai dar-lhe continuidade na segunda fase, graças ao apoio da Empresa Sanofi-Aventis no âmbito do Programa Oeiras Solidária.

A obesidade é atualmente considerada pela Organização Mundial de Saúde a pandemia do séc. XXI. A alteração dos hábitos alimentares das sociedades ocidentais tem vindo a refletir-se, cada vez mais, num consumo progressivo de produtos nutricionalmente inadequados e aumento de inatividade, provocando graves repercussões ao nível da Saúde Pública.

Estratégias de promoção da saúde, nomeadamente através de programas de combate à obesidade, que tenham como prioridade o desenvolvimento de programas e iniciativas que facilitem a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e uma vida mais ativa são prioritários.

Consciente desta situação e das suas repercussões ao nível da saúde, a Câmara Municipal de Oeiras tem assumido as questões alimentares e o incentivo ao exercício físico como prioritárias na sua intervenção no âmbito da promoção da saúde.

Ciente, ainda, de que a emergência de novas atitudes não depende apenas da transmissão de conhecimentos objetivos, mas também de estratégias que suscitem o desejo de mudança e a adoção de novas práticas, a autarquia oeirense tem apostado em ações com uma forte componente informativa e de promoção do bem-estar, associada ao carácter lúdico, que se tem revelado mobilizadora da população.

Demonstrativo desta filosofia é o facto de a Câmara Municipal desenvolver iniciativas como o Projeto de Educação Alimentar e o Programa "Mexa-se", entre outros. Além do mais, Oeiras realiza inúmeros eventos promotores da saúde, como por exemplo a Semana da Saúde e a Comemoração do Dia Mundial da Alimentação. Por outro lado, o Município de Oeiras estabelece uma articulação e cooperação com diversas entidades, que reconhecidamente atuam nesta área, como é exemplo, a Universidade Atlântica e a Faculdade de Motricidade Humana.

Recorde-se que, por ser fundamental continuar a trabalhar nesta área de forma organizada e sistemática, foi estabelecida, em 2008, uma parceria entre a Plataforma Contra a Obesidade da Direcção-Geral da Saúde, os municípios de Oeiras, Fundão, Montijo, Seixal e Viana do Castelo e a Universidade Atlântica e a colaboração dos Agrupamentos de Escolas, para desenvolvimento do Programa MUN-SI: Programa de Promoção da Saúde Infantil, que contemplou as seguintes etapas:
1. A Avaliação do Estado Nutricional de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, integrando as dimensões socioeconómicas, demográficas e ambientais com a da saúde, em particular no que diz respeito aos hábitos sócio alimentares;
2. A realização de diversas atividades de educação alimentar, nomeadamente a formação a Professores e a Auxiliares de Ação Educativa, a realização de workshops de cozinha para pais/educadores e a elaboração do "Manual de Nutrição Infantil".