Médico do Grupo Trofa Saúde distinguido internacionalmente por estudo na área da cirurgia plástica

Dr. António Costa Ferreira fez parte de estudo

Cinco médicos portugueses apresentaram no passado mês de Setembro no 21º Congresso Mundial da International Society of Aesthetic Plastic Surgery um estudo que arrecadou a distinção de 3 fundações de elevado prestígio na área da cirurgia plástica.

"Scarpa fascia preservation during abdominoplasty: randomised clinical study of results and complications" é o nome do trabalho clínico que no 21º Congresso Mundial da International Society of Aesthetic Plastic Surgery arrecadou o prémio "LSNA-BCRF-ISAPS Award", atribuído pelas fundações LSNA (Lipoplasty Society of North America), BCRF (Body Contouring Research Foundation) e ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery.

Este trabalho clínico consiste numa nova modificação técnica da operação abdominoplastia que elimina o excesso cutâneo e adiposo do abdómen e permite tratar a deiscência dos músculos abdominais.
Segundo António Costa-Ferreira, é normalmente procurada por doentes que "experimentaram perdas ponderais maciças, como os submetidos a cirurgia bariatrica (bypass gástrico ou banda gástrica)".

Os resultados do estudo, que envolveu 160 doentes, vieram validar essa modificação técnica da operação, que apresenta vantagens "muito significativas na recuperação, na redução de complicações e redução de custos hospitalares", esclarece António Costa-Ferreira.

Por exemplo, a inclusão da modificação técnica permite reduzir o internamento numa média de 3 dias, reduzir o uso de drenos aspirativos em 3 dias e reduzir a incidência de complicações como seroma em 87%, hematoma em 80% e infeção em 83%.

Este estudo foi efectuado no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de São João e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o prémio consagra a experiência dos médicos: António Costa-Ferreira, Marco Rebelo, Jorge Carvalho, Álvaro Silva e José Amarante.

Sobre o Grupo Trofa Saúde
O Grupo Trofa Saúde, a cuidar da saúde dos portugueses há mais de 10 anos, está dotado de know-how e notoriedade reconhecidos na gestão de saúde privada, integrando o Hospital Privado da Trofa, o Hospital Privado da Boa Nova, o Hospital Privado de Braga, o Hospital de Dia de Vila Nova de Famalicão, o Hospital de Dia da Maia, o Hospital de Dia do Porto, tendo aberto, recentemente, o Hospital Privado de Alfena.
A sua missão é de prestação de cuidados de saúde personalizados e de excelência, globais e compreensivos, dentro de uma cadeia de saúde, desde a prevenção, educação e proteção, até ao tratamento da doença, reabilitação e assistência técnica especializada, em ambiente institucional, ambulatório, urgência e domicílio.

Para mais informações consultar www.trofasaude.com