Perder peso com a Beringela

Desde as propriedades anti-cancerígenas à redução dos níveis altos de colesterol, a Beringela tem muitos outros benefícios.

Perder Peso com o auxílio da Beringela
Em 1 litro de água, coloque uma beringela cortada às fatias. Reserve por 1 dia, dentro do frigorífico. Beba 2 copos por dia:
Ao levantar e antes de dormir.

*Ao adicionar sumo de 1 limão, potencializa os seus efeitos.

Usos
Saúde: Indicada nos tratamentos de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele. Auxilia no processo digestivo, é bastante nutritiva e laxante. É aconselhada em casos de indigestão, desnutrição e prisão de ventre. Alivia problemas do fígado e do estômago. Culinária: É bastante utilizada na cozinha indiana, grega e francesa, e na cozinha vegetariana. Pode consumida na forma assada, cozida, grelhada, recheada, refogada ou frita. Apesar de não ser muito aconselhada frita, devido a absorver muito óleo, aumentando em quatro vezes a quantidade de calorias das refeições. Pode também ser usada na preparação de alguns pratos como saladas, tortas recheadas e pratos de lasanha. Serve de preparação nos pratos com soja e tofu.

Dica
Experimente colocar a Beringela antes de a cozinhar em sal, assim vai eliminar o sabor amargo, depois corte-as às rodelas e deixe repousar 30 minutos. Passe por água, enxague em papel absorvente e disponha pelos pratos das refeições.

 Sabe mais sobre este poderoso fruto
A Beringela é o fruto da planta Solanum melongena, originária da Índia e sudoeste Asiático. É de fácil cultivo, encontrada nos trópicos, pertence à mesma família do tomate, pepino, pimento e batata. Planta herbácea da família das solanáceas, é bastante sensível ao frio, principalmente à geada e à chuva.
A época em que nasce ocorre de Setembro a Fevereiro nas regiões mais amenas, e durante todo o ano em regiões de clima quente. Apesar de natural da Índia, foi trazida para a Europa pelos árabes.
Tem um pedúnculo verde rijo, um fruto macio de pele fina, uma casca brilhante e sementes claras. O fruto apresenta cor violeta ou roxo escuro e tem uma forma alongada.
A casca brilhante é constituída por um tipo de fitoquímico, denominado de antocianina, uma excelente substância que actua como anti­oxidante, impede a acção nefasta dos radicais livres do oxigénio e ajuda na protecção do organismo contra os danos celulares.
Constituição
Fruto pouco calórico, com 16 calorias por cada 100gr. Cerca de 93% é constituída por água. Tem cerca de 200mg de potássio, 2,5gr de fibra alimentar, 10mg de cálcio e 12mg de fósforo por 100grs de beringela.
Beringela Crua Beringela grelhada c/azeite
Energia (kcal) 16 89
Água (g) 92,5 80,4
Proteína (g) 1.1 1.9
Lípidos (g) 0.2 7.1
Hidratos de carbono (g) 2.4 4.3
Ác. fólico (?g) 20 25
Potássio (mg) 234 373
 Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Propriedades

Rica em água e vitaminas A, B1, B2, B5 e C, ácido fólico e potássio, mas com um baixo valor energético, devido à sua pobreza em lípidos, hidratos de carbono e proteínas, a Beringela tem diversas propriedades medici­nais. Anabela Laranjinha, especialista em Fito­terapia, refere algumas: “a Beringela apresenta propriedades digestivas, nutritivas e laxantes sendo, por isso, recomendada a sua ingestão em casos de má nutrição, má digestão e obstipação. Por último está também indicada para problemas de fígado e estômago sendo a sua aplicação mais conhecida o controlo dos níveis de colesterol.” O baixo teor de sódio e o elevado teor de potássio promovem o equilíbrio de fluídos corporais, ajudam a eliminar as toxinas do organismo e ajudam a regular a tensão arterial. Desempenha assim um importante papel nas acções de contracção muscular e ritmo cardíaco, contribuindo para a prevenção de arteriosclerose. A composição de magnésio, fósforo e cálcio ajudam na preservação da saúde dos ossos e dos dentes. O ácido fólico é um óptimo controlo imunitário, pois participa na formação dos glóbulos vermelhos e ajuda a prevenir malformações fetais no período da gravidez. Como apresenta um grande teor em compostos fenólicos é considerada uma boa fonte de antioxidantes.