Por ocasião do seu 499º aniversário, o Bairro Alto celebra a mobilidade urbana e a ciclo cultura

-->



Em Dezembro há Bicicletas ao Alto no centro de Lisboa

Debates, workshops, Alley Cat Race e muito mais num mês inteiro dedicado à comunidade urbano-ciclista da cidade.

Este ano celebra-se o 499.º aniversário do Bairro Alto, e as comemorações, desenvolvidas pela Associação de Comerciantes do Bairro Alto, estendem-se também à comunidade urbano-ciclista da cidade de Lisboa. Na sequência das actividades levadas a cabo em anos anteriores, durante todo o mês de Dezembro, o Bairro Alto viverá momentos de grande animação que levarão novos públicos a esta zona da cidade.

Neste 499.º aniversário, sob o mote Bicicletas ao Alto, habitantes e visitantes do Bairro Alto irão poder participar de uma vasta programação que inclui actividades para todos os gostos, idades e formas de viver a bicicleta. O espaço central, situado na Rua da Barroca, 110, funcionará como ponto de encontro e parqueamento para ciclistas, desdobrando-se numa programação diversa relacionada com a cultura da bicicleta e com a sua utilização urbana, desde exposições a feira de venda e troca de artigos e peças, workshops relacionados com a mecânica e a utilização da bicicleta, passeios guiados pelas ruas do Bairro Alto e ainda alguns desafios para os mais corajosos, como uma corrida “alley cat” (agenda completa em anexo).

Além de apresentar o Bairro Alto como uma zona ciclável, desmistificando as dificuldades associadas às colinas de Lisboa, Bicicletas ao Alto visa também apelar ao novos utilizadores da bicicleta na cidade. Em simultâneo, pretende-se reforçar a consciência ecológica e incentivar o debate em torno da sustentabilidade e dos movimentos sociais, culturais e artísticos em torno da bicicleta.

O espaço estará aberto de segunda a sexta em horário vespertino, 17h-21h. Aos fins-de-semana o horário é alargado das 11h às 22h.

O espaço Bicicletas ao Alto, ideia original do fotojornalista Xavier Martins desenvolvida com apoio da jornalista e criativa Laura Alves, a convite da Associação de Comerciantes do Bairro Alto, congrega um conjunto de iniciativas nas ruas do Bairro Alto e zona circundante e conta com algumas parcerias com lojas e entidades relacionadas com a vivência da bicicleta, nomeadamente, as lojas Cenas a Pedal e Roda Gira, e ainda o colectivo Matilha Cycle Crew e o movimento Lisbon Cycle Chic.



Diariamente, no espaço Bicicletas ao Alto:

Ponto de encontro de ciclistas, com percursos pelo BA em modo happy hour para quem vá de bicicleta

Parqueamento seguro para bicicletas

Aconselhamento técnico, ciclo-oficina e pequena manutenção

Projecção de filmes/curtas-metragens relacionados com o tema

Exposições de fotografia e pintura e outras manifestações artísticas relacionadas com a bicicleta

* Informação e horários actualizados em permanência na página www.facebook.com/bicicletasaoalto

Mais informações:

Bicicletas ao Alto
bicicletasaoalto@gmail.com
www.facebook.com/bicicletasaoalto
T. 918 483 937 | Rua da Barroca, 110, Bairro Alto, Lisboa