BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE BACALHAU



O bacalhau é um peixe que faz parte da cozinha tradicional portuguesa, e é um dos alimentos mais consumidos e apreciados pelos portugueses. Existem diversas variedades de bacalhau que geralmente são consumidas, no entanto, a espécie Gadus Morhua, existente no mar frio, do Atlântico Norte, é a espécie mais consumida. Normalmente é vendido seco e salgado, mas também o podemos encontrar no mercado já demolhado e ultracongelado, fresco em filetes e postas. O processo de seca e salga é natural, não sendo adicionadas substâncias químicas, sendo, por isso, preservadas as suas propriedades nutricionais.

O bacalhau tal como os restantes peixes, é de fácil digestão, apresentando uma elevada riqueza em proteínas de alto valor biológico, de minerais como o iodo, fósforo, sódio, potássio, ferro e cálcio e de vitaminas do complexo B. É considerado um peixe magro, sendo o fígado deste peixe o principal reservatório de gordura, de onde se extrai o conhecido óleo de fígado de bacalhau, importante fonte de vitamina A e D. O bacalhau é também uma fonte de ácidos gordos polinsaturados, de onde se destaca o ácido gordo ómega 3, que apresenta um efeito protector sobre o sistema cardiovascular, um papel preventivo sobre o cancro e favorece o desenvolvimento do sistema imunológico. 

No caso do bacalhau salgado, para se reduzir o seu teor em sódio, devemos demolhá-lo bem antes de o confeccionarmos, não sendo necessária a adição extra de sal. O tempo mínimo de demolha deve ser de 24 horas, e para postas mais grossas cerca de 48 horas e no caso do bacalhau desfiado serão necessárias apenas 6 horas. Á água da demolha deve ser mudada várias vezes, devendo o bacalhau ser armazenado no frigorífico de forma a impedir a proliferação bacteriana.

Portugal é um dos países onde se consome mais bacalhau a nível mundial, na forma de salgado seco é o maior, sendo que este alimento apresenta, talvez, o maior número de receitas, possivelmente pela sua versatilidade e pela mudança fácil do seu paladar.

Este alimento, tal como todos os outros, pode ser confeccionado de forma saudável. O tradicional bacalhau cozido, com batatas cozidas e legumes, consumido na época do Natal é um dos exemplos no panorama das receitas saudáveis de bacalhau. A adição de produtos como natas, maionese, manteiga ou óleo ao bacalhau, irá modificar o valor calórico deste alimento. Devemos optar por métodos de confecção que conservem o seu valor nutricional como é o caso dos cozidos, grelhados, estufados e assados com pouca gordura, devendo-se evitar os fritos. A gordura de eleição deve ser o azeite e há que experimentar ervas aromáticas como o colorau e pimentão, em detrimento do sal, para condimentar os pratos de bacalhau. 

 
Texto: Helena Real
Nutricionista