Livro: Cascas, Talos, Folhas e Outros Tesouros Nutricionais


Todos os dias deitamos para o lixo autênticos tesouros nutricionais. Parece-lhe estranho?

Então veja como se podem preparar mais de 180 receitas deliciosas e originais com cascas, talos e outros desperdícios que são, muitas vezes, a parte mais nutritiva dos alimentos.

DE COMER E CHORAR POR MAIS: Pataniscas de cascas de beringela e curgete


Ingredientes:
Cascas de 3 beringelas médias bem lavadas e picadas, cascas de 3 curgetes médias bem lavadas e picadas, 1 cebola grande finamente picada, 1 ovo, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de leite, 2 colheres de sopa de salsa lavada e finamente picada, 1 colher de café de cominhos em pó, sal e pimenta moída na ocasião (q.b.), azeite/óleo (q.b.)

-->

Modo de Preparo:
Num recipiente, junte as cascas das beringelas e das curgetes, a cebola, os cominhos, a salsa e uma pitada de sal e pimenta e misture tudo. Reserve por 30 minutos para que as cascas tomem gosto. Adicione o ovo, o leite e a farinha e volte a misturar tudo, até formar uma massa homogénea. Numa frigideira antiaderente, aqueça uma mistura de azeite e óleo e retire pequenas porções de massa e frite, até que fiquem douradas.
Retire as pataniscas com o auxílio de uma escumadeira. Para eliminar o excesso de gordura, ponha as pataniscas em papel absorvente. Sirva de seguida.


«Cascas, Talos, Folhas e Outros Tesouros Nutricionais vai para além do aproveitamento integral dos alimentos como necessidade numa época de crise, este livro pretende ajudar a instalar uma atitude que resulta também num aumento da consciência ecológica e de sustentabilidade alimentar global.» 
Ricardo Carriço, prefácio

Muito mais do que um livro de receitas, o nutricionista Alexandre Fernandes propõe um autêntico manual de boas práticas ecológicas, nutricionais e de higiene e segurança alimentar para adoptarmos no dia-a-dia, com conselhos para a organização da cozinha, a racionalização dos gastos e ensinamentos úteis para melhor prepararmos e conservarmos os alimentos frescos.

Um livro de cozinha indispensável para todos e ideal para cozinheiros principiantes, com instruções detalhadas, tabelas de conversão e mesmo um pequeno dicionário da alimentação.