Muito à Frente

Como se diz neste livro: «Bem-vindo à loucura – o teu mundo é uma revolução, acredita…» Tudo acontece ao mesmo tempo e as dúvidas
disparam: os pais são uns caretas, a escola é uma seca, as cenas de valor são bué, as escolhas e as paixões não têm fim.
É difícil fazer perguntas e dar parte de fraco.

Esta é a app de sobrevivência que faltava aos adolescentes: para ler, absorver e responder às grandes dúvidas, mesmo as que eles não gostam de confessar que têm: namoro, sexo, redes sociais, escola, pais, dependências.

Ana Free, Pedro Boucherie Mendes, Nilton, Roberta Medina, Diogo Infante, Fernando Alvim, Rita Salema, Sofia Aparício, Cândida Pinto, André Henriques, João Pina, Joana Freitas, Ana Sofia, Cláudia Semedo e Joana Seixas são as figuras públicas do mundo da moda, rádio, televisão, música e teatro, que deixam os seus conselhos aos jovens para que fiquem muito, muito à frente.

Sem conselhos paternalistas e sem condescendências, a autora Mónica Menezes escreve num tom cúmplice, próximo dos leitores a quem se dirige, como se comprova neste excerto do primeiro capítulo do livro:

« (...) A verdade é que a tua vida é como um mp3 com ficheiros a mais: pode bloquear a qualquer momento. Está carregadinha de perigos e de cenas que tu fazes mas que não atinges bem o porquê nem sequer bem o que são. Tens de pensar no que vais estudar e o que vais fazer na vida. Se calhar, até achas que tens estilo para ser famoso. Andas preocupado contigo e com o teu look e andam aí a oferecer-te bué de cenas radicais.
Estás sempre na net e se calhar ainda não percebeste o que te pode
acontecer por lá. Andas a pensar em alinhar com aqueles bacanos muita dreads e até tens vontade de deitar abaixo o capitalismo e de reciclar todo o plástico do continente. Tiras os olhos do telemóvel, no corredor da school, depois de mandares o 272.º sms da manhã, e só vês angolanos, cabo-verdianos, chineses, ucranianos, brasileiros e indianos. «Mas onde é que eu estou?», pensas. Comes mal como o caraças, e também não percebes por que é que ninguém te liga lá na school. Sais à noite, e está tudo em cima de ti para deitares abaixo uns shots e pastilhares all night long. Ah, e há toda esta coisa pausada do love e do sexo. Para fazer save a este ficheiro: tens de te orientar, e eu acho que tenho umas dicas para dividir contigo.

Não encares estas 150 páginas como uma cena cota, ou uns conselhos de alguém que domina a cena toda. Népia, nada disso. São
apenas uma ideias que te podem a ajudar a ter sempre tudo controlado.
Faz com elas o que quiseres, até um delete brutal.(…)» «(...) Já sacaste a cena toda, certo? Todos os dias é como se estivesses sozinho numa batalha do Undersiege ou do BlackOps ou nos segundos antes de começares a desfilar na ModaLisboa. Estás mesmo no fio da navalha, e a coisa pode descambar. Bad news, puto, vai ser assim na tua próxima década de existência. A grande revolução. LOL. Não vais ter emprego para toda a vida. Foste famoso e já não és. A tua casa é um caos.
E pronto, o melhor é bloquear para não te passares, certo? Népia, pelo contrário. Isto, na verdade, é muito simples. Para te orientares, tens de saber. A informação é a base do conhecimento e o conhecimento é o maior power que podes ter. Então, sempre que pensares numa coisa, ou estiveres a pensar em meter-te numa coisa, informa-te ao máximo. Pesquisa, pesquisa, faz copy e paste, imprime. Quanto mais souberes, melhores decisões tomas. Não acredites em tudo o que te dizem, ou em tudo o que está na net.

A net não é uma biblioteca, é um armazém de texto, imagem e som onde cabe tudo. Pesquisa a sério, procura referências. Uma informação num site de uma escola é diferente de uma boca num blogue, não?» «Outra cena: saber é saber a cena e o seu contexto. Como? Claro, como já te disse, está sempre tudo ligado. Assim, se perceberes por que é que determinada coisa acontece, se souberes o seu contexto, sabes muito mais.
Segue o link e o outro link e mais um link, até achares que sabes mais do que pensavas. Se tiveres conhecimento, podes competir com quem for. Não quer dizer que sejas sempre o escolhido para alinhar, mas podes ter a certeza de que estás na primeira liga. (…)»

Ganha 3 livros