Novo Projeto de Parceria da União Europeia pretende melhorar a gestão da dor crónica em todos os Estados-Membros

Iniciativa junta representantes de Associações de Doentes, Organizações cívicas e Indústria


A Pain Alliance Europe (PAE), representante dos doentes de dor crónica, na Europa, a Active Citizenship Network (ACN) e a Grünenthal firmaram uma parceria oficial para o desenvolvimento de recomendações europeias sobre o trajeto dos doentes com dor crónica nos sistemas de saúde. O projeto será executado até Dezembro de 2014 e pretende criar uma maior sensibilização para a dor crónica e promover a elaboração de políticas comunitárias para melhorar a gestão da dor crónica.

"A dor crónica é um fardo socioeconómico significativo na Europa: Para as pessoas afetadas, para os seus cuidadores, mas também para os nossos sistemas de saúde", explica Joop van Griensven, presidente da PAE. "A nossa missão é melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm de viver com dor crónica dia após dia - com esta parceria os pacientes de toda a Europa podem trabalhar juntos para identificar, com todos os interessados, as melhores práticas, a acessibilidade e as possibilidades para o tratamento eficaz da dor. Ao fazer isso, podemos desenvolver uma proposta para a gestão da dor para todos os Estados-Membros europeus, num esforço conjunto e coordenado".

Teresa Petrangolini, diretora da ACN e supervisora deste projeto acrescenta: "A participação cívica é essencial no processo de formulação da política pública: Só uma abordagem holística respeitando todas as partes envolvidas pode produzir modelos realistas e exequíveis para a integração no nosso sistema político de saúde. A ACN trabalha neste campo há mais de 30 anos e estamos orgulhosos por participar nesta parceria e por apoiar e fortalecer a voz de pacientes com dor crónica na Europa.

"Na Grünenthal concentramo-nos exclusivamente na área da dor com o objetivo de sermos a empresa mais focada no paciente e um líder em inovação terapêutica", comenta Alberto Grua, Vice-Presidente Executivo da Grünenthal Europa e Austrália. "Sentimo-nos privilegiados por entrar neste projeto tão promissor que irá criar uma abordagem de base para a gestão eficaz e holística da dor, ao colocar o paciente no centro de todo o processo. A PAE e a ACN são dois grupos fortes internacionais de atuação dos doentes e cidadãos e vamos apoiar as ideias e atividades deles para garantir maior respeito pelas necessidades dos pacientes."


Mais informação sobre este projeto pode ser consultada em: http://www.activecitizenship.net/patients-rights/projects/87-pain-patient-pathway-recommendations.html