Cirrose Hepática: a 10.ª Causa de Morte em Portugal



16ª Reunião Anual da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado Congresso Português de Hepatologia

DOENÇAS HEPÁTICAS SOB ANÁLISE EM COIMBRA

A cirrose hepática é atualmente a 10.ª Causa de Morte em Portugal e tem como principal causa o consumo de álcool (70% a 85% dos casos) e a infeção pelos vírus das hepatites B e C. 

As hepatites virais B e C afetam no seu conjunto cerca de 2% da população, ou seja, mais de 200 mil pessoas, números que preocupam a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF).
Estes dados e o futuro da hepatologia em Portugal são alguns dos temas que vão estar em análise na 16ª Reunião Anual da Associação Portuguesa de Estudos para o Fígado (APEF) e Congresso Português de Hepatologia, que se realiza nos dias 5 e 6 de Abril, em Coimbra. 

A Reunião tem como principal objetivo promover a discussão sobre o estado da arte do estudo do fígado, das várias patologias e do tratamento dos doentes hepáticos.

16ª REUNIÃO ANUAL DA APEF // CONGRESSO PORTUGUÊS DE HEPATOLOGIA

DIAS: 5 E 6 DE ABRIL DE 2013

LOCAL: HOTEL VILA GALÉ, COIMBRA

HORÁRIO: 09:00H *


Sobre a APEF

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) sucedeu ao Núcleo de Hepatologia da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, fundado em 1983. É pois uma associação científica sem fins lucrativos com 30 anos de atividade e que congrega profissionais de saúde que se interessam por doenças hepáticas e das vias biliares. Tem como objetivo ser uma comunidade alargada e multidisciplinar, em que todos os especialistas tenham um papel importante, estimulante e motor do progresso da Hepatologia Portuguesa.