Dentes saudáveis para uma vida saudável

 
20 MARÇO 2013 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE ORAL
"Dentes saudáveis para uma vida saudável"

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, celebrado a 20 de Março, o Prof. Doutor João Caramês, Director clínico do Instituto de Implantologia, reitera a importância que a saúde dentária e gengival desempenha na nossa auto-estima e bem-estar diários.

O tema do Dia Mundial da Saúde Oral 2013 é "Dentes saudáveis para uma vida saudável" e constitui uma oportunidade para sensibilizar, educar e incentivar os indivíduos, famílias, comunidades e governos a tomar medidas para reduzir a incidência das doenças orais, nomeadamente a epidemia da cárie e doenças gengivais com consequentes perdas dentárias. O objectivo último não pode deixar de ser o auxílio às comunidades que, à luz do século XXI, ambicionam cuidados orais elevados e sorrisos duradouros.

As doenças orais estão entre as doenças crónicas mais comuns. No mundo, 90% da população está em risco de algum tipo de distúrbio, desde lesões de cárie a doenças periodontais e cancro oral.

No Dia Mundial da Saúde Oral 2013, o Instituto de Implantologia relembra que:
·    Grande parte das doenças que afectam a cavidade oral podem ser evitadas através de uma correcta e eficaz higiene oral.
·    O objectivo da higiene oral é a remoção da placa bacteriana formada nas superfícies dentárias, e deve iniciar-se como hábito diário desde a erupção do primeiro dente do bebé.
·    Uma correcta higiene oral deve englobar uma eficaz escovagem dos dentes e da língua e a utilização de fio dentário ou escovilhões, de forma a assegurar uma quase total remoção da placa bacteriana.
·    Se as suas gengivas doem ou sangram, se tem sensibilidade e mobilidade dentária ou se apresenta mau hálito, deve consultar o seu Médico Dentista. É fundamental recordar que uma percentagem muito significativa das lesões de cárie são assintomáticas.
·    A prevenção é a melhor atitude para a manutenção de uma boa saúde oral!

Fundado em 1996, o Instituto de Implantologia é uma unidade de saúde multidisciplinar dedicada não só à Implantologia e Reabilitação Oral, mas a todas as áreas da Medicina Dentária. www.institutodeimplantologia.com


O Professor Doutor João Caramês é Médico Dentista, Diretor Clínico e fundador do Instituto de Implantologia, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, e Professor convidado da New York University College of Dentistry Center for Continuing Education – USA.