Haloterapia - A Cura pelo Sal


Além de ser o tempero da nossa comida, o sal é suposto ter 14.000 outros usos. Uma forma saudável  de utilizar o sal é a Haloterapia, ou a prática de maximizar os efeitos benéficos que o sal pode trazer  para o nosso corpo. A Haloterapia nada tem a ver com o sal consumido na sua forma quotidiana, mas concentra-se na inalação de partículas minúsculas de sal.

A Haloterapia ou Terapia do sal, é reconhecida há séculos como uma abordagem única e natural para  aliviar os sintomas de várias queixas respiratórias, doenças dermatológicas e alergias.  Predominantemente no leste da Europa, as pessoas têm vindo a utilizar a inalação de sal como um  caminho natural para reduzir os sintomas de doenças respiratórias e doenças de pele. É muito natural  para quem sofre destas doenças visitar cavernas de sal para extrair os benefícios de um ambiente com  propriedades antibacterianas, anti-inflamatórios e de modulação do sistema imune.

Na Haloterapia moderna, as sessões terapêuticas são realizadas dentro de uma câmara de sal. Essa  câmara ou sala de sal é uma reprodução das grutas de sal subterrâneas e as mais recentes inovações  tecnológicas aumentam a eficácia das mesmas.

O aerossol seco do cloreto de sódio (sal) é considerado ser o factor curativo principal deste microclima.

O sal utilizado é um sal de vácuo especialmente puro, que é produzido para aplicações farmacológicas  exigentes.

Existem três grandes áreas médicas a ter em consideração para o uso daHaloterapia:

Do pulmão e doenças respiratórias:
-A asma brônquica, asma, fibrose cística, bronquite crónica, enfisema, otite, tosse, DPOC, rinite, sinusite e tosse de fumadores.

Doenças de pele e queixas dermatológicas:
-Eczema, psoríase, dermatite.

Questões de saúde mental:
-Fadiga, stress e depressão.”

Desde o inicio deste ano já é possível  usufruir da Haloterapia na cidade do Porto. No coração da cidade abriu o Centro de  Haloterapia do Porto.

Neste centro as sessões terapêuticas tem lugar dentro de uma sala de sal com capacidade máxima de 8 pessoas em sessões de 45 minutos.  A sala é coberta de sal para imitar o  ambiente de cura da caverna de sal. Há cadeiras relaxantes e brinquedos para as crianças brincarem enquanto se ouve música suave num ambiente tranquilo. 

Terá a oportunidade de meditação silenciosa, trabalhar no seu laptop ou ler um livro. 

Ao longo da sessão um halogerador (Gerador de aerossol de sal seco) recria a atmosfera que ocorre naturalmente nas minas e cavernas de sal. O Halogerador é a parte mais importante da Haloterapia. 

Enquanto numa caverna de sal natural terá toneladas de sal emissor de iões negativos benéficos na  sala o halogerador proporcionará um tratamento mais eficaz em muito menos tempo. 

O aerossol de sal libertado pelo halogerador é curativo para a pele e para o sistema respiratório. 

A Haloterapia é um tratamento não-invasivo, livre de drogas, que a maioria das pessoas considera agradável e relaxante.