Figuras Públicas alertam para a importância do teste VIH



Figuras Públicas alertam para a importância do teste VIH

No âmbito da Semana Europeia do Teste VIH, várias figuras públicas ligadas ao desporto, música, cultura e política vão estar presentes dia 25 de Novembro, às 14h na Unidade de Saúde Familiar do Pragal, como Embaixadores do Teste VIH.

Para além de António Diniz, director do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA e representantes de diferentes áreas da Sociedade Civil, vão estar presentes Sabri Lucas, ator, Claúdia Semedo, atriz e apresentadora, Quimbé, músico, Fernando Correia, locutor de rádio, Rui Barros, treinador, Nuno Gomes, futebolista, Ricardo Baptista Leite, deputado e médico infecciologista e Maria Antónia Almeida Santos, Presidente do Grupo Parlamentar da Assembleia da República.

É importante reduzir o estigma e consciencializar a população para a importância do rastreio, como tal algumas das figuras públicas presentes vão dar o exemplo e fazer o teste VIH.

Dia 25 de Novembro é um dia marcante para a USF do Pragal, não só pela presença e participação de figuras públicas nesta grande iniciativa mas também porque corresponde ao início da realização gratuita do teste VIH nos centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito dos objetivos do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA.

Recordar que a Semana Europeia do Teste de VIH, que se realiza entre 22 e 29 de Novembro de 2013 tem como objetivos encorajar as pessoas a falar abertamente sobre as vantagens de fazer o teste de VIH, consciencializar mais pessoas para o seu estatuto serológico e reduzir os níveis de diagnóstico tardio.

Semana Europeia do Teste: www.hivtestingweek.eu