Dia Mundial do Riso | 18 de Janeiro

Porque rir é o melhor remédio



No âmbito do Dia Mundial do Riso, que se comemora no dia 18 de Janeiro, o Prof. Doutor João Caramês, Director clínico do Instituto de Implantologia, realça que o estado de saúde oral pode condicionar a auto-estima  e contribuir para o facto de os Portugueses rirem cada vez menos.

Quando nos rimos movimentamos cerca de 12 músculos faciais e com uma gargalhada aproximadamente 24 músculos da face. Se conversarmos e rirmos ao mesmo tempo poderemos chegar a movimentar cerca de 84 músculos.
Para além do seu efeito terapêutico, ajudando a ultrapassar alguns problemas psicológicos, rir relaxa as tensões, retarda o aparecimento de rugas, fortifica o sistema imunológico, estimula as funções cardiovasculares e liberta endorfinas que combatem a dor.

No Dia Mundial do Riso, muitas pessoas riem de forma condicionada por não terem o sorriso desejado. Existem várias soluções para melhorar o sorriso dos portugueses, principalmente através da manutenção "de uma correcta Higiene Oral e da realização de uma diversidade de tratamentos, funcionais e estéticos, que permitam um sorriso mais bonito e saudável ao longo do tempo", refere o Prof. Doutor João Caramês.

O escurecimento dos dentes é um dos factores que influencia a aparência do sorriso e, consequentemente, o acto de rir. O branqueamento dentário é uma forma eficaz de eliminar a cor amarela dos dentes, que "através de um processo de libertação de oxigénio, remove as pigmentações internas e externas do esmalte e da camada dentária subjacente, a dentina, tornando assim os dentes mais brancos", acrescenta o clínico.

Porque rir é o melhor remédio para o corpo e espírito, o Instituto de Implantologia dá alguns conselhos:

·         Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia, preferencialmente após as refeições e antes de se deitar.
·         Utilize diariamente o fio dentário para eliminar resíduos alimentares que se alojam entre os dentes.
·         Mantenha uma dieta equilibrada e procure substituir os doces por alimentos mais nutritivos.
·         Efectue um check-up regular com o seu médico dentista, preferencialmente de 6 em 6 meses.

Fundado em 1996, o Instituto de Implantologia é uma unidade de saúde multidisciplinar dedicada não só à Implantologia e Reabilitação Oral, mas a todas as áreas da Medicina Dentária. www.institutodeimplantologia.com

O Professor Doutor João Caramês é Médico Dentista, Diretor Clínico e fundador do Instituto de Implantologia, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, e Professor convidado da New York University College of Dentistry e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Médicos Dentistas.


.