Farma Sessions em Lisboa e no Porto: A Gestão das farmácias em tempos de crise






AMPLIPHAR apresenta as Farma Sessions em Lisboa e no Porto:

·        A Gestão das farmácias em tempos de crise
·        Como responder aos novos desafios do setor farmacêutico






A AMPLIPHAR é o patrocinador exclusivo das Farma Sessions 2014, uma iniciativa inédita em Portugal que irá debater os principais problemas das farmácias portuguesas, em busca de soluções para superar a crise do setor farmacêutico.

Ao longo do próximo ano serão realizadas seis sessões, creditadas pela Ordem dos Farmacêuticos – três no Porto e três em Lisboa – que terão por objetivo abordar temas na área da gestão, para dar resposta às dificuldades e ameaças que o setor enfrenta. Estas sessões serão conduzidas por peritos e profissionais da área da gestão, farmácia e direito. As Farma Sessions são uma iniciativa da revista Farmácia Distribuição, com patrocínio exclusivo da AMPLIPHAR.

Carlos Oliveira, Diretor-Geral da AMPLIPHAR, justifica o seu apoio a este projeto destacando a importância das Farma Sessions para a melhoria da gestão financeira e operacional das farmácias: “As Farma Sessions irão contribuir para a melhoria da gestão das farmácias, possibilitando aos seus profissionais rentabilizar o modelo de negócio, tornando-o mais competitivo, num mercado atualmente em crise”. Neste contexto, Carlos Oliveira destaca a área do self care como uma das potenciais grandes apostas das farmácias portuguesas: “Num momento em que o volume de negócios da farmácia perde valor, face à queda acentuada não só das vendas dos medicamentos de prescrição, mas também da baixa do seu preço médio, torna-se absolutamente premente encontrar, no leque alargado de produtos e serviços que constituem o self-care, oportunidades de negócio sustentadas e credíveis que possibilitem às farmácias retomar o seu equilíbrio económico e financeiro.

“Nos tempos que correm, saúde já não é apenas ausência de doença. A prevenção e os cuidados pessoais são hábitos que se instalam gradualmente num número cada vez maior de cidadãos, caminhando ao encontro das médias de consumo dos restantes países da União Europeia. Acreditamos, assim, que estes produtos e serviços, aconselhados e disponibilizados pelas farmácias, venham a contribuir para elevar os parâmetros de qualidade de vida das populações, contribuindo, em contrapartida,  para o equilíbrio e sustentabilidade económica das farmácias”, justifica Carlos Oliveira.

As primeiras sessões, marcadas para 25 de Março no Porto e para 15 de Abril em Lisboa, irão centrar-se na relação com a Banca, PER (Processo Especial de Revitalização) e outras alternativas financeiras, assim como no potencial de crescimento do self care.

O 2º ciclo das Farma Sessions irá realizar-se a 12 de Maio no Porto e a 3 de Junho em Lisboa, e será dedicado ao tema da Gestão de Equipas. Nestas duas sessões serão abordados os temas “Motivação e foco em comum”, “Sell Out e cross-selling” e “Relação com a Equipa”. O objetivo deste 2ºciclo de formações é despertar a atenção dos farmacêuticos para a necessidade de imprimir uma maior dinâmica e intervenção ao aconselhamento.

O terceiro ciclo das Farma Sessions irá realizar-se no último trimestre de 2014, nos dias 7 de Outubro, em Lisboa, e no dia 4 de Novembro, no Porto e será dedicado à Gestão de Utentes. Nestas duas sessões serão debatidos temas como a inovação dos serviços, farmacoterapia, acompanhamento e adesão à terapêutica e o futuro das farmácias. Neste último ciclo será dado especial destaque à necessidade de olhar para o utente como um cliente a captar, o que implicará por parte das farmácias um atendimento mais personalizado, abrangente e inovador, que conduza à fidelização.

Todos os participantes das Farma Sessions receberão no final de cada sessão um diploma de participação creditado pela Ordem dos Farmacêuticos (0,4 cdp/sessão).

Os oradores das Farma Sessions:

·        Ema Paulino, Presidente da Secção de Lisboa e da Região Sul da Ordem dos Farmacêuticos (OF) e representante desta organização em vários grupos e organizações internacionais, como o Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU) e a Federação Internacional Farmacêutica (FIP).
·        Arsénio de Sousa Pires, com 33 anos de experiência em importantes players da indústria Farmacêutica como os Laboratórios Lederle, Cyanamid e Wyeth Portugal
·        Cláudia Coiteiro, Licenciada em Sociologia Industrial, formadora/Consultora na Área Comportamental desde 1998, em vários setores de atividade.
·        Nuno da Silva Vieira, membro da INSOL Europa e comentador na área jurídica em programas de televisão e rádio.
·        Francisco Duarte, Perito Economista com uma larga experiência como gestor de reputadas empresas nacionais.





Sem comentários:

Download do Livro Alimentação Inteligente