Dia Mundial Sem Tabaco | Instituto de Implantologia alerta para os perigos do Tabagismo na Saúde Oral | 31 de maio



                                                            
Dia Mundial Sem Tabaco

Instituto de Implantologia alerta para os perigos do Tabagismo na Saúde Oral

Dia Mundial Sem Tabaco | 31 de maio


Actualmente existem cerca de 1300 milhões de fumadores em todo o mundo, sendo o tabagismo a segunda maior causa de morte mundial. A cada 6,5 segundos, algures no mundo, morre um fumador devido a uma doença relacionada com o tabaco. No dia mundial do não fumador, destacamos as implicações dos hábitos tabágicos na saúde oral dos fumadores.
São conhecidos os malefícios do tabaco na saúde geral dos fumadores. Apesar das campanhas de sensibilização anti-tabágicas, são ainda muitos os portugueses que fumam. Em termos dentários e orais, as consequências são muitas. Segundo o Prof. Doutor João Caramês, director clínico do Instituto de Implantologia, "os efeitos do tabaco na saúde oral são variados, desde halitose, vulgarmente conhecida como mau hálito, até patologias mais graves como cancro oral, que tem neste hábito o principal factor de risco".
Parece também existir uma relação estreita entre o tabagismo e a diminuição da resposta imunitária perante infecções orais. Também as doenças gengivais e dificuldades de cicatrização aparentam ser maiores em pessoas fumadoras. Nas grávidas, o risco de defeitos no feto parece aumentar.
No dia mundial sem Tabaco, "todos os profissionais da saúde, nomeadamente médicos dentistas, podem ter grande importância na luta contra o flagelo mundial do Tabaco", refere ainda o Prof. Doutor João Caramês.
A Organização Mundial de Saúde prevê que em 2030, o tabaco possa vir a ser a maior causa de morte em todo o mundo.


Sem comentários:

Download do Livro Alimentação Inteligente