Projeto social "Dar e Receber" junta pela 5ª vez crianças e idosos institucionalizados





                                                                                                                                                                             

Iniciativa inovadora do MAR Shopping resultará num estudo académico

PROJETO SOCIAL "DAR E RECEBER" JUNTA PELA QUINTA VEZ CRIANÇAS E IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS



O projeto de responsabilidade social do MAR Shopping "Dar e Receber", cuja missão é combater a solidão e permitir a criação de laços emocionais entre crianças e idosos institucionalizados, realiza, no próximo sábado, 24 de maio, o quinto encontro, o qual terá lugar no Centro Social e Paroquial de Santa Cruz do Bispo. Tendo os "afetos" como mote e aproveitando a proximidade do Dia da Criança, as psicólogas Anabela Campinho, Graça Silva e Raquel Barbosa, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), parceira nesta iniciativa, têm planeadas atividades que irão permitir a reflexão acerca do papel da amizade.

Depois de temas como "cativar", "positividade" ou "emoções", o projeto, que junta uma vez por mês utentes do Lar da 3ª idade do Centro Social e Paroquial de Santa Cruz do Bispo (CSPSCB) e seis rapazes da Obra do Padre Grilo (OPG), assinala o Dia da Criança, ao convidar os idosos a escrever postais, que serão enviados aos "netos" no 1 de junho. Neste encontro, cada uma das parelhas idoso-criança irá plantar duas flores, que cada um terá que cuidar, refletindo-se acerca da analogia entre uma amizade e uma planta, que também precisa de ser cuidada para crescer. Está ainda prevista a escrita e partilha de quadras de S. João alusivas à amizade, as quais serão colocadas em balões, a serem lançados no encontro de junho, onde em conjunto festejarão os Santos Populares.

Após visita ao Estádio e ao Museu do Dragão, no dia 16 de abril, que resultou numa partilha de experiências única entre os idosos e as crianças, esta é a quinta vez que as duas gerações abrangidas pelo projeto se cruzam desde o início de 2014. Recorde-se que a iniciativa começou a ganhar forma no Natal passado, com a participação das famílias que diariamente visitaram o MAR Shopping, sendo que, entre novembro de 2013 e janeiro de 2014, foram angariados cerca de 5.500 euros, aos quais o MAR Shopping acrescentou 5.000 euros.

BALANÇO POSITIVO APÓS CINCO MESES DE ENCONTROS

Passados cinco meses após o arranque da ação, Raquel Barbosa, psicóloga da FPCEUP, salienta que "as atividades que promovemos são pensadas para terem significado para os beneficiários do projeto, para além de estimularem os seus laços e a troca de experiências e aprendizagens. Têm, ainda em conta o facto de tanto as crianças como os idosos viverem situações afetivas delicadas".

Por sua vez, Sónia Azevedo, educadora social no CSPSCB, conta que os idosos "estão muito entusiasmados com o facto de poderem ter mais um neto e estão sempre a perguntar quando é que será a próxima sessão. Chegam ao ponto de programar as idas à família de acordo com as visitas das crianças, o que é muito positivo". Os laços "vêm crescendo" com a continuidade da ação de responsabilidade social, como explica Palmira Oliveira, da direção da OPG.

"Desde que surgiu o MAR Shopping, temos direcionado as nossas ações de Responsabilidade Social para projetos que nos envolvem, mesmo pessoalmente. A nossa preocupação com tudo o que envolve a comunidade em que nos inserimos tem-nos levado a privilegiar o apoio a causas com verdadeiro significado na população, mais do que a simples doação de bens", afirma Sandra Monteiro, diretora-geral do Centro.

O programa, que visa promover os valores familiares junto de quem foi privado deles, conta com o apoio da ENTRAJUDA, que auxiliou na seleção das instituições beneficiárias, e da FPCEUP, que está encarregue do planeamento das ações e do respetivo enquadramento nos perfis dos dois grupos, bem como do estudo académico que será produzido no final da ação.




Sem comentários:

Download do Livro Alimentação Inteligente