As dores de cabeça são a 2ª doença mais frequente no mundo

Dores de cabeça esclarece audiência no “Conversas no Campus sobre Saúde” 

CNS convidou a Professora Isabel Pavão Martins para responder a todas as dúvidas existentes sobre as dores de cabeça

O Campus Neurológico Sénior (CNS) acolheu no passado dia 24 de Maio, na sequência do seu Ciclo de Conferências Conversas no Campus sobre Saúde a Profa Doutora Isabel Pavão Martins que abordou o tema das dores de cabeça. 

Esta doença foi dissertada numa linguagem simples pela Neurologista e Professora da Faculdade de Medicina de Lisboa que explicou vários aspetos relacionados com as características, forma de prevenção e tratamento deste tipo de doença frequente.

No início da sessão, a Professora Isabel começou por relembrar que as dores de cabeça são a segunda doença mais frequente no mundo, logo a seguir à cárie dentária. Avançou confirmando que todas as pessoas presentes na sala já tinham tido, pelo menos uma vez na vida, uma dor de cabeça.

De seguida, abordou-se os termos populares mais frequentemente usados para descrever as dores de cabeça e os mecanismos que causam a dor. Descreveu também com mais detalhe os dois tipos de dor de cabeça mais usuais, enxaqueca e cefaleias de tensão, e os fatores que podem precipitar as crises.

Perante uma plateia curiosa e interessada, a Prof. Isabel Pavão Martins respondeu ainda às perguntas formuladas pelos presentes, as quais foram uma oportunidade destes tirarem dúvidas acerca de determinados aspetos sobre as suas próprias queixas. 

Por fim, a palestrante alertou sobre as razões que devem levar as pessoas a procurar um serviço de urgência, sendo elas a ocorrência de uma cefaleia súbita (dor de cabeça de início muito brusco e muito intensa) ou no caso de serem doentes anti coagulados (doenças cardíacas), quando sofrem uma queda e posteriormente começam a sentir dores de cabeça.

Sobre o CNS:

O CNS é um centro privado português dedicado a doenças neurológicas que pretende conciliar uma 

atividade clínica de excelência com a condução de projetos de investigação e formação de profissionais 

de saúde. Localizado em Torres Vedras, o CNS é um projeto pioneiro em Portugal e na Europa que foi 

construído de raiz a pensar nas caraterísticas e problemas da população a que se destina.

Para mais informações contacte www.cnscampus.com








Sem comentários:

Download do Livro Alimentação Inteligente