SOCIEDADE POTRTUGUESA DE HIPERTENSÃO E ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS NUTRICIONISTAS ASSINAM PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) e a Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), assinaram um Protocolo de Cooperação que pretente reforçar a colaboração entre si. O acordo, assinado pelos presidentes de ambas, respectivamente Dr. Fernando Pinto e Dra. Célia Craveiro pretende desde logo formalizar a colaboração entre as duas sociedades científicas e congregar esforços para aumentar a divulgação da actividade científica de cada uma junto dos seus membros, com vista a contribuir para a formação contínua dos profissionais de saúde representados por ambas, potenciando um melhor serviço prestado pelos profissionais de saúde a todos os portugueses.



Com este acordo, tanto a SPH como a APN se comprometem a trocar informações sobre os eventos científicos desenvolvidos por sua iniciativa, particularmente sobre os Congressos e outros cursos e jornadas, bem como nas respectivas revistas ou outras publicações de interesse no sector, por elas editadas. Ficou igualmente consignado no acordo que existirão condições preferenciais favoráveis para a inscrição nas iniciativas de cada uma das sociedades pelos sócios da outra sociedade.



A Hipertensão Arterial (HTA) – principal causa de mortalidade e morbilidade em Portugal – é uma patologia fortemente dependente dos hábitos alimentares, pelo que uma alimentação adequada é um dos pilares fundamentais quer na prevenção quer no tratamento desta doença. Adicionalmente é preciso recordar que alguns componentes da alimentação podem interferir na eficácia de certos medicamentos e por outro lado os fármacos anti-hipertensores têm, não raramente, acções metabólicas negativas que podem ser parcialmente corrigidas/evitadas com a adopção de hábitos alimentares devidamente estruturados. Assim a complementaridade dos saberes dos diferentes grupos profissionais de saúde é uma importante mais-valia para o sucesso da luta contra o principal problema de saúde pública do nosso país.

Sem comentários:

Download do Livro Alimentação Inteligente