A saúde começa pela boca

No Dia Mundial da Alimentação o Instituto de Implantologia alerta para a importância de uma boa alimentação associada à saúde oral.

Estima-se que 35% da população sofra de cárie dentária, a doença oral mais identificada em todo o mundo, estudo feito pela Associação Internacional de Pesquisa Dental sobre as condições de saúde oral.
De acordo com a opinião de especialistas, o excesso de consumo de alimentos com hidratos de carbono representa a principal causa de problemas dentários, visto que são ricos em açúcar e amido.
Alimentos de grãos refinados tão comuns na dieta dos Portugueses, como o pão branco, biscoitos, bolos, massas, arroz branco, são os que apresentam níveis mais elevados de amidos.
No Instituto de Implantologia®, unidade médica de referência na área da Medicina Dentária, a Consulta de Higiene Oral tem uma valência educativa e preventiva na adequação de hábitos de alimentação e higiene à condição específica de cada paciente.
O principal objetivo da consulta de Higiene Oral é a promoção de saúde e prevenção de doenças orais, a manutenção dos tratamentos realizados e uma melhoria estética que permitam um sorriso mais bonito e saudável ao longo do tempo.
Na consulta de Higiene Oral é realizado um diagnóstico oral para rastreio de cáries, doenças das gengivas e diagnóstico de outros problemas. É feita ainda a remoção de tártaro e placa bacteriana através de destartarizações e alisamentos radiculares e também o polimento e jacteamento com partículas de bicarbonato para a eliminação de manchas superficiais.

O Instituto de Implantologia®recomenda,

Para além de uma visita assídua às consultas de higiene oral e de uma correta escovagem e desinfeção da boca e dentes após as refeições, deve-se dar preferência na dieta aos cereais, farinhas e grãos integrais pois contêm menos amido e mais fibras, tornando-as escolhas alimentares saudáveis. 

Sem comentários:

Download do Livro Alimentação Inteligente